31/05/2023 às 10h34min - Atualizada em 31/05/2023 às 16h00min

A perda da visão: novos rumos e perspectivas de vida!

Principal causa de cegueira irreversível mas não significa que perde qualidade de vida

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Todos sabemos que um dia podemos ter problemas na visão e necessitar de óculos, mas poucos imaginam a possibilidade de ficarmos cegos. Por isso, existe um dia dedicado ao combate ao Glaucoma, o dia 26 de maio, mas é necessário trazer a conscientização o ano todo, já que é uma doença que afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil, e estima-se que exista o mesmo número de pessoas com o problema sem diagnóstico, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados da OMS ainda apontam que glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo. A doença silenciosa se desenvolve sem sintomas precoces na maioria dos casos, e a perda visual só ocorre em fases mais avançadas.

Segundo Eduardo Ramires, CEO da Broder, empresa que proporciona assistência e companhia para pessoas com deficiência, depois do diagnóstico, uma das maiores inseguranças da família da pessoa diagnosticada com glaucoma é saber se estarão amparados em caso de necessidade, ao sair de casa. "Nós confiamos muito no sentido da visão e quando se perde a mesma, tendemos a ficar inseguro para fazer atividades fora de casa. Na Broder, trabalhamos com pessoas com baixa visão e pessoas com deficiência visual, seja para ir a consultas, exames ou passeios, com todo o suporte de uma pessoa capacitada", diz o empreendedor.

Ter a opção de fazer atividades normais, mesmo após o diagnóstico, é vital para a pessoa entender que a vida não acabou. Recentemente a empresa lançou a iniciativa Broder Guia, onde pessoas com deficiência visual podem pedalar, correr e caminhar por parques com apoio de atletas-guia voluntários. "Com o uso de bikes tandem, a bicicleta de dois lugares, e um voluntário guiando, a pessoa com deficiência pode pedalar por toda a cidade. Com Também é possível fazer atividades de corrida, sendo tudo totalmente gratuito", diz Eduardo. A Broder tem duas bikes tandem, disponibilizadas para o projeto, que conta com várias parcerias, como Associação Além da Visão e Bike Anjo.

O glaucoma é chamado de “doença silenciosa”, pois não apresenta sintomas. A partir dos 40 anos é recomendado visitar o oftalmologista regularmente para saber se há indícios de desenvolvimento de um glaucoma. Com empresas como a Broder, as pessoas diagnosticadas podem continuar a fazer qualquer atividade que desejam.

Serviço: Broder
Você e seus familiares sempre amparados
Chame um broder: (41) 99773-1510
contato@broder.app
Instagram: @broderapp
Site: https://broder.app


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp