14/06/2023 às 09h09min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h00min

ABDA inicia Campeonato Brasileiro Infantil de natação com ouro e bronze

Nos 100m peito infantil 2, Rayssa Bonfim venceu a prova no feminino e Filipe Gabriel Borges ficou em 3º no masculino

SALA DA NOTÍCIA Sheila Teixeira Junqueira
https://abdabauru.com.br/natacao-brasileiro-infantil-inverno-2023-primeirodia
Satiro Sodré/CBDA

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) começou bem a sua participação, ontem (13/6), primeiro dia do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno - Troféu Ruben Dinard de Araújo, realizado na Arena ABDA até sábado (17/6).

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (ABDA) com apoio da Federação Aquática Paulista (FAP) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) reúne, ao todo, 675 atletas inscritos de 104 entidades disputaram as provas. A ABDA compete com 25 atletas. A categoria infantil contempla atletas de 11 e 12 anos e é considerada o celeiro de talentos da natação e movimenta a economia local.

Logo no primeiro dia do evento, a ABDA teve 7 atletas disputando a final A das provas e 4 atletas na final B. O grande destaque da ABDA no primeiro dia foi Rayssa Bonfim que conquistou medalha de ouro nos 100m peito infantil 2, com tempo de 1min14seg10 (recorde interno da ABDA). Com a conquista, Rayssa é tricampeã brasileira da prova.

Quem também subiu ao pódio, ontem, pela ABDA foi o atleta Filipe Gabriel Borges, medalha de bronze nos 100m peito infantil 2.

Recordes - A competição teve quebra de recordes ontem. A nadadora do Serc São Caetano Ana Julia Amaral quebrou o recorde brasileiro da categoria infantil 2 nos 200m borboleta. Pela manhã, a atleta nadou para 2min20seg79 e já havia quebrado o recorde da competição. Na final, a nadadora baixou ainda mais o seu tempo para 2min15seg56, novo recorde de campeonato e novo recorde brasileiro da categoria infantil 2 feminino.

O nadador Lucas Dé Santos, da Natação Americana, também bateu recorde, ontem (13/6). O atleta venceu os 1.500m nado livre masculino na categoria infantil 1, com direito a recorde de campeonato, com 17min06seg21. O atleta ainda venceu os 100m peito da mesma classe.

Inédito em Bauru - É a primeira vez que a ABDA sedia um campeonato nacional de categoria da natação. O Campeonato Brasileiro Infantil será seletiva para o Sul-Americano. A competição segue até sábado (17/6). As eliminatórias ocorrem no período da manhã das 8h30 às 12h e as finais das 17h às 20h.

A entrada é gratuita e todas as provas tem transmissão ao vivo pelo Canal da Swim Channel no YouTube. O local conta com área de alimentação e estacionamento pago com arrecadação revertida para a ABDA. O evento conta ainda com apoio da Unimed Bauru.

Ação solidária - Durante o evento, a ABDA realiza campanha voluntária para arrecadação de alimentos. Em contrapartida e como estímulo à causa, o doador receberá no ato da entrega do alimento um adesivo com a personalização do campeonato. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Bauru, que fará a distribuição a famílias carentes do município.

A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes, Elo, Pernambucanas, Isa Cteep, Lupo, Gasbrasiliano, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

+VEJA MAIS: informações sobre a competição no site da CBDA

Confira todos os resultados da ABDA no primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno:

FINAIS A

  • Rayssa Bonfim - ouro 100m peito infantil 2
  • Filipe Gabriel Borges - bronze 100m peito infantil 2
  • Rafael Campi - 200m borboleta 4° lugar infantil 1
  • Lucas Queiroz - 200m borboleta 5° lugar infantil 1
  • Ana Luisa Rosa - 100m peito 5° lugar infantil 2
  • Ana Silvério - 200m borboleta 6° lugar infantil 2
  • Lorenzo Zambianco - 200m borboleta 8° lugar infantil 1

FINAIS B

  • Danyelle Pacheco - 200m borboleta 11° lugar infantil 1
  • Gabriel Kusaba - 200m borboleta 11° lugar infantil 2
  • Carolina Storti - 200m borboleta 14° lugar infantil 1
  • Larah Narcizo - 200m borboleta 16° lugar infantil 2

Foto: Rayssa Bonfim, atleta da ABDA - crédito: Satiro Sodré/CBDA


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp