14/06/2023 às 08h52min - Atualizada em 15/06/2023 às 00h00min

Brasil convocado para o Pré-Olímpico de Rugby Sevens

Tupis e Yaras buscarão vaga em Paris 2024 neste fim de semana em torneio em Montevidéu, Uruguai, nos dias 17 e 18 de junho, com transmissão ao vivo no YouTube da Sudamérica Rugby

SALA DA NOTÍCIA Marcelo Abdalla Ribeiro
Bruno Ruas

Os dias 17 e 18 de junho serão decisivos para o rugby sevens brasileiro. No Estádio Charrua, em Montevidéu (Uruguai), o Pré-Olímpico sul-americano será realizado em torneio único que valerá 1 vaga feminina e 1 vaga masculina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

 

Entre as mulheres, o Brasil tem o favoritismo, com o histórico de ter vencido todos os 20 sul-americanos que disputou, além de ter se classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio e ocupar o 11º lugar geral no Circuito Mundial de Rugby Sevens. O torneio feminino, no Uruguai contará com 7 seleções: Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru – que jogam no sistema de todas contra todas, com o primeiro lugar sendo definido na base dos pontos corridos. Para o torneio, o técnico do Brasil, o inglês Will Broderick, convocou seu melhor elenco disponível, capitaneado por Marina “Tchoba” Fioravanti. O time conta com 7 atletas que estiveram em Tóquio, sendo elas: Luiza Campos (única do time que também esteve no Rio 2016), Bianca Silva, Rafa Zanellato, Aline Furtado, Mari Nicolau e Thalia Costa, além de Fioravanti. Bianca é a única que atua no exterior, jogando hoje pelo Nagato Blue Angels, do Japão. A atleta ficou de fora do último Circuito Mundial, mas retorna para o Pré-Olímpico.

 

 

Entre os homens, o torneio contará com 6 seleções: Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia e Peru. A Argentina já está classificada devido, pois terminou o último Circuito Mundial entre os quatro melhores do mundo, assegurando vaga direta. Todos os times se enfrentam uma vez e os dois primeiros colocados fazem a grande final, valendo a classificação a Paris. Ainda haverá disputa de 3º e de 5º lugares.

 

 

O treinador dos Tupis será Lucas “Tanque” Duque, que defendeu o Brasil no Rio 2016. A Seleção Brasileira Masculina não esteve em Tóquio, mas contará com dois jogadores remanescentes do Rio 2016, o capitão Moisés Duque (irmão de Lucas Duque) e Laurent Bourda-Couhet, ambos baseados no rugby europeu atualmente (Académica, de Portugal, e Barcelona, da Espanha, respectivamente). Lorenzo Massari (do Calvisano, da Itália) completa a lista dos atletas baseados na Europa. Entre os demais, os Tupis contarão com 5 atletas que jogaram em 2023 o Super Rugby Américas, a liga profissional sul-americana de rugby XV, pela franquia brasileira dos Cobras, sendo eles Ariel Rodrigues, Matheus Cláudio, Robson “Varejão” Morais, Daniel “Maranhão” Lima e Sérgio Luna. Além deles, foram convocados Lucas Drudi e David “Bob” Muller, que têm se dedicado à seleção de sevens, e o jovem Widson “Cafu” Menezes.

 

 

Nos dois torneios (feminino e masculino), o 2º e o 3º colocados ainda terão uma última chance de irem aos Jogos Olímpicos por terem vaga na Repescagem Mundial.

 

 

Pré-Olímpico com peso extra

O torneio em Montevidéu ainda valerá como o Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens. Com isso, no feminino, as Yaras podem conquistar o 21º título na história. Já entre os homens, além da vaga nos Jogos Olímpicos, haverá em disputa 2 vagas na edição 2024 do World Rugby Sevens Challenger Series, a segunda divisão mundial. Outras 2 vagas feminina na segunda divisão mundial estarão em jogo, mas o Brasil já tem vaga na primeira divisão e não conta para essa disputa.

 

 

Jogos dos Tupis

Sábado (17)

10:09 Brasil x Colômbia 

12:55 Brasil x Chile 

16:27 Brasil x Paraguai 

 

 

Domingo (18)

10:09 Uruguai x Brasil 

13:41 Brasil x Peru 

 

 

Jogos das Yaras

Sábado (17)

09:23 Brasil x Peru 

11:46 Brasil x Argentina 

14:55 Brasil x Paraguai 

 

Domingo (18)

12:09 Brasil x Uruguai 

14:27 Brasil x Chile 

17:43 Brasil x Colômbia 

 

*Horário de Brasília

 

Confira no link as datas e horários de todos os jogos
https://brasilrugby.com.br/2023/06/12/brasil-convocado-para-o-pre-olimpico-de-rugby-sevens/

 

 

Abaixo os convocados dos Tupis e das Yaras

Tupis (masculino)

Matheus “Nego” Cláudio (Jacareí | Cobras)

Sérgio Luna (SPAC | Cobras)

David “Bob” Muller (Pasteur)

Widson “Cafu” Menezes (Niterói)

Moisés Duque (Académica Coimbra, Portugal) (c)

Daniel “Maranhão” Lima (Poli | Cobras)

Lucas Drudi (Jacareí)

Laurent Bourda-Couhet (Barcelona, Espanha)

Robson “Varejão” Morais (Pasteur | Cobras)

Ariel Rodrigues (Poli | Cobras)

Lorenzo Massari (Calvisano, Itália)

Douglas Rauth (Curitiba | Cobras)

Treinador: Lucas “Tanque” Duque

 

 

 

Yaras (feminino)

Mariana “Mari” Nicolau (São José)

Luiza Campos (Charrua)

Rafaela “Rafa” Zanellato (Curitiba)

Gisele Gomes (SPAC)

Thalia Costa (Delta)

Isadora Lopes (Melina)

Aline Furtado (USP)

Marina “Tchoba” Fioravanti (Band Saracens) (c)

Gabriela “Gabi” Lima (El-Shaddai)

Milena “Mille” Mariano (São José)

Bianca Silva (Nagato Blue Angels, Japão)

Marcelle Souza (El-Shaddai)

Treinador: Will Broderick

 

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp