19/06/2023 às 16h00min - Atualizada em 19/06/2023 às 20h00min

Instituto Esporte e Educação realiza seminário nesta terça-feira em São Paulo (SP)

Será a primeira edição presencial após o período pandêmico, no Auditório do Projeto Casulo, a partir das 8h. Estarão presentes colaboradores do IEE dos três estados de atuação do Projeto Rede de Núcleos - São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

O Instituto Esporte e Educação (IEE) realiza nesta terça-feira (20) o Seminário "Quem forma, Performa - Alinhamento Pedagógico da Metodologia do Esporte Educacional". Será a primeira edição presencial do evento após o período pandêmico, programado para o Auditório do Projeto Casulo, em São Paulo (SP), a partir das 8h. Cerca de 80 profissionais do IEE participarão dessa ação.

Estarão presentes colaboradores do Instituto dos três estados de atuação do Projeto Rede de Núcleos - São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco -, que atua junto a crianças de 4 a 19 anos, em espaços públicos ou em parcerias comunitárias, com aulas de esporte educacional. Em 2023, serão cerca de 7.800 alunos nos 27 núcleos esportivos. O Projeto Rede de Núcleos é executado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

O Seminário visa aprofundar as práticas pedagógicas do IEE, qualificando as aulas por meio do estudo e trocas de experiências. É, também, uma oportunidade de encontro e integração dos professores, coordenação e direção. Durante o evento, serão discutidos temas relacionados aos objetivos educacionais do atendimento direto, política de proteção da criança e do adolescente e qualificação das estratégias pedagógicas.

"Após um longo período de pandemia, é com muita alegria que reunimos nossos colaboradores para fortalecer ainda mais este trabalho grandioso que fazem nos núcleos esportivos", afirma Cibele Venâncio, coordenadora do IEE. 

Com programação das 8h às 12h e das 13h às 17h, o Seminário tem como principal objetivo que projetos aplicados nas escolas em conjunto sejam apresentados como inspiração para toda a rede municipal.

"Esperamos que este seminário traga reflexões sobre a prática do esporte educacional e que todos os professores consigam ver a dimensão do seu trabalho na ponta, por meio de uma visão de impacto coletivo", destaca Celiane de Oliveira, coordenadora do IEE. 

Seminário IEE 2023 – Quem forma Performa
Data:
 Terça-feira (20)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório do Projeto Casulo - Av. Duquesa de Goiás, 47 - Real Parque, São Paulo (SP)

O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende a crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp