22/06/2023 às 12h34min - Atualizada em 22/06/2023 às 16h00min

Como o Krav Maga ajuda a homens, mulheres e crianças a se protegerem sem depender de terceiros

A arte de defesa pessoal israelense dá ao praticante as ferramentas físicas e emocionais para que ele consiga, sem a ajuda de ninguém, superar uma situação de ameaça ou agressão e voltar vivo para casa

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.kravmaga.com.br 
A violência urbana é uma realidade. Mas, quem achava que estaria seguro dentro de casa, já notou que a violência doméstica vem crescendo no país. Quem pensava que a escola era um lugar seguro para as crianças, já percebeu que além das questões de bullying, a violência também tem atingido esse lugar com maior constância. Quando se pensava que medidas protetivas de justiça protegiam totalmente as pessoas, os números mostraram que muitos casos de assassinatos acontecem mesmo quando o assassino tem alguma medida judicial para permanecer longe da vítima.

Pois o Krav Maga é a técnica de defesa pessoal que prepara o praticante para evitar ao máximo – e quando não for possível evitar, prepara para resolver – qualquer tipo de ameaça ou agressão vinda de uma ou mais pessoas, estando elas armadas ou não. E tudo isso dependendo somente de si mesmo!

“Não é sempre que a ajuda vai estar ao seu alcance ou vai chegar em tempo para te tirar de uma situação de risco. O Krav Maga foi criado para esse momento, capacitando o praticante fisicamente e emocionalmente para conseguir sobreviver sozinho a uma ameaça ou ataque”, explica Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga nas américas e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, a maior organização de Krav Maga no mundo.

O Krav Maga não é uma arte marcial ou prática de competição. Trata-se de uma técnica exclusivamente de defesa pessoal. Ou seja, o que se aprende no Krav Maga é a não se colocar em risco, antecipando possibilidades de ameaças ou de ataques e estando preparado para resolver esse tipo de situação, caso chegue a ocorrer de fato.

Parece complicado? É muito mais simples do que se pensa.

Imagine que as técnicas se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano. Na década de 40, um israelense chamado Imi Lichtenfeld melhorou os gestos instintivos, com base em física, matemática e na própria anatomia humana, criando técnicas simples, rápidas e objetivas de defesa.

Os movimentos do Krav Maga buscam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, etc. Dessa maneira, eliminamos a necessidade de uso da força bruta e conseguimos igualar o forte, o fraco, o grande e o pequeno.

“Juntando a técnica com o preparo psicológico que o Krav Maga oferece, qualquer pessoa – independente de sexo, idade ou preparo físico - pode evitar uma agressão vinda de uma ou mais pessoas, armadas ou não, e garantir a sua própria integridade física com total autonomia”, explica Grão Mestre Kobi.

Ele dá exemplos: “a criança que apanha na escola não vai precisar esperar a professora vir socorrê-la; a mulher que sofre abusos dentro de casa vai conseguir sair sozinha desse tipo de situação; mesmo os homens que são submetidos à violência urbana não vão precisar esperar a ajuda da polícia nesses casos. Com treinos constantes e bem orientados de Krav Maga, essas pessoas adquirem autoconfiança, autocontrole e muita técnica para resolver essas situações em segurança”.


Grão Mestre Kobi alerta que, para que a técnica funcione sem colocar a vida do praticante em risco, é necessário treinar com profissionais devidamente habilitados. “A partir do treino adequado, com a didática certa, em pouco tempo o aluno consegue perceber as suas mudanças, evoluindo a cada aula”, conclui.   

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br
 

Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. 

Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi, que também é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional e Terrorismo pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos, forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.   
 
Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 
Facebook: @mestrekobikravmaga 
Instagram: @kravmaga_mestrekobi 
Twitter: @KravMagaKobi 
Youtube: Krav Maga Mestre Kobi
  
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp