23/06/2023 às 15h50min - Atualizada em 23/06/2023 às 20h00min

Cia Athletica aponta melhores exercícios para evitar e combater dores na lombar

OMS aponta que oito entre 10 pessoas em todo o mundo já sentiu ou sentirá dores na coluna lombar. Musculação, pilates e natação são alternativas para fortalecer o “core” e fugir das estatísticas

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação
https://www.ciaathletica.com.br/
Divulgação Cia Athletica

Se você ainda não sentiu dores na lombar, a probabilidade de que um dia ela chegue até você é alta. Quem diz é a Organização Mundial da Saúde que aponta que oito entre 10 pessoas em todo o mundo deverão sentir dores nessa região do corpo ao longo da vida.

A sobrecarga laboral, atividades em casa, estresse, movimentos errados feitos em atividades físicas, postura incorreta, horas de trabalho na mesma posição, entre outros, podem causar dores e lesões na lombar, a região mais baixa da coluna perto da bacia

“É a segunda dor que mais motiva consultas médicas, atrás somente das dores de cabeça. No entanto, é possível melhorar muito a condição física e diminuir esse incômodo nas costas com exercícios físicos”, comenta Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Uma das alternativas é a musculação, pois uma sequência apropriada de exercícios com esse fim fortalece toda a musculatura do corpo e traz mais firmeza e estabilidade para a coluna como um todo.

A natação também é uma boa alternativa pois além de trabalhar praticamente todos os músculos do corpo, é uma prática que também é bastante popular entre as crianças e adolescentes – duas faixas de idade que têm apresentado dores na coluna lombar e cervical, por conta do excesso de horas em frente a computadores, videogames e celulares.

“A natação tem todos os benefícios de um esporte aquático, por isso é tão indicado para diminuir as dores nas costas, já que seus movimentos fortalecem especialmente a parte superior do corpo e os exercícios de respiração melhoram a postura”.

Outra prática que fortalece o “core” (musculatura da região central do corpo) é o pilates, que também propicia postura correta, ajudando a minimizar os riscos de desenvolver problemas na coluna.

“Além disso, gostamos de recomendar o pilates pois ele também ajuda muito na saúde mental, pois alivia a ansiedade e o estresse através de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento. O aluno também desenvolve maior consciência corporal, melhorando progressivamente a coordenação motora e, assim como a musculação, a sua resistência muscular.

Já para quem tem problemas de coluna, ou apresenta quadros de lesões, a hidroginástica também é recomendada, principalmente pela capacidade de absorção de impactos que a água possui.

“Independente da prática escolhida, é fundamental fazer uma avaliação médica antes do início das atividades. Idealmente, o acompanhamento de um personal trainer também irá garantir um melhor resultado nas práticas, pois esse é um profissional habilitado para criar um treino seguro e eficiente para cada tipo de perfil. Inclusive para quem quer iniciar uma atividade física para aliviar e diminuir dores”, ressalta Monica.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp