06/02/2020 às 20h15min - Atualizada em 06/02/2020 às 20h15min

Prefeito Edilsom Zandona assina convênio para ampliar atendimento médico no município

O prefeito de Dois Irmãos do Buriti assinou convênio com a Universidade Estadual de MS para atender o município com estagiários da área médica.

Assessoria de comunicação
Prefeito assina convênio com UEMS para melhorar atendimento médico em Dois Irmãos do Buriti.

O prefeito Edilsom Zandona esteve nesta quinta-feira (06)  na capital do estado para assinar um convênio a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) onde disponibilizará seus acadêmicos do sexto semestre de Medicina que cumprirão estágio curricular supervisionado obrigatório atendendo a população de Dois Irmãos do Buriti e outros 24 municípios do Estado.

O convênio entre os municípios, Governo do Estado e UEMS foi assinado na tarde desta quinta-feira, dia 06, e segundo o governador a medida fortalece o curso e qualifica os “futuros médicos”.

Eles vão atuar por cerca de dois meses em um dos 25 municípios inscritos no projeto. De acordo com o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, o chamado internato regional vai começar na turma de 48 alunos que ingressou em 2020 no 6° ano de Medicina, depois de passar por cinco anos de internato em Campo Grande, onde é ministrado o curso.

“O internato regional no interior do Estado é justamente para que o aluno possa atuar dentro das condições que são colocadas ali no interior e, com isso, gerar um grande impacto para comunidade do interior que tem uma dificuldade de ter médicos”, ressaltou.

Nesta primeira edição do projeto, inédito entre as universidades públicas do Estado, será formado 12 grupos para circular pelo interior, cada um com dois médicos. 

"O Prefeito Edilsom Zandona (PSDB), de Dois Irmãos do Buriti, afirma que há no município carência de atendimento, eles vão atuar nas unidades básicas e no único hospital da cidade. Carecemos de atendimento rotineiro, os estagiários vêm para atender essa demanda. Isso contribui muito. Nós gostaríamos que fosse ininterrupto, mas, mesmo por esse período, ajuda a atender a nossa necessidade”, explicou.

As cidades para os estágios são Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jateí, Juti, Mundo Novo, Nioaque, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Selvíria e Vicentina.

Cada uma delas vai fornecer, no mínimo, duas vagas de estágio por mês e os alunos vão receber auxílio de R$ 800 mensais, além de hospedagem e alimentação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp