O skate sempre foi um ícone dos esportes radicais. No Brasil, mais do que nunca, após a modalidade ser introduzida nos jogos olímpicos de Tokyo, sua popularidade mostrou um crescimento significativo nas mais diversas idades, gêneros e classes.
O skate sempre foi um ícone dos esportes radicais, e no Brasil, especialmente após a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sua popularidade tem crescido significativamente em todas as faixas etárias, gêneros e classes sociais. Apesar de ser um esporte democrático e inclusivo, com equipamentos acessíveis e a possibilidade de ser praticado em qualquer lugar, o skate ainda enfrenta a falta de apoio e profissionalismo em todos os níveis no Brasil.
Nesse contexto, a Ursofrango, marca de vestuário esportivo pioneira no Brasil em gerenciamento de atletas, assumiu o compromisso de incentivar a modalidade através do desenvolvimento de jovens talentos, investindo 100% do lucro das vendas de seus produtos. Stefan Santille, fundador da marca, destaca a importância do skate no desenvolvimento dos jovens, promovendo habilidades motoras, equilíbrio, superação, resiliência, criatividade e senso de comunidade. “A missão da Ursofrango é profissionalizar as modalidades radicais, apoiando e incentivando a prática desses esportes nas melhores condições possíveis”, conta Santille.
Fundada em 2020, a marca assinou seu primeiro contrato com uma skatista após o sucesso no BMX. Carol Suzaki, de 9 anos, traz consigo títulos, expectativas e representatividade. Sua presença no skate, juntamente com a presença da marca Ursofrango, ajuda a quebrar estereótipos de gênero e promover a diversidade no esporte. Santille ressalta que essa parceria inspira outras mulheres, fortalece a autoconfiança, desafia padrões tradicionais e constrói uma comunidade mais inclusiva e igualitária.
Para Carol, o maior desafio é encontrar locais adequados para treinar e receber orientação correta para continuar evoluindo e melhorando sua performance. Seu sonho é se tornar uma skatista profissional, alcançar alto desempenho e participar dos principais campeonatos de skate no Brasil e no mundo. Através da parceria com a Ursofrango, ela espera aprimorar suas habilidades técnicas, ser reconhecida e deixar um legado que inspire as pessoas a praticarem esportes.
A Ursofrango oferece suporte organizacional para Carol, desde o agendamento de competições e treinamentos até viagens, a fim de otimizar seus esforços. A marca também auxilia na elaboração de treinos e apresentações para competições, posicionamento e cuidados com a imagem para obter relevância na mídia, além de fornecer consultoria em direção de arte, recursos cinematográficos, postagens e kits de mídia. "Estamos no início do processo, e é normal que a primeira fase seja mais demorada até que tudo se encaixe e comecemos a ver os efeitos e, consequentemente, os resultados. No entanto, antes de tudo, analisamos a pessoa em si. Com base nos valores fundamentais da nossa marca, Carol demonstrou ao longo do tempo que tem todas as características para se tornar uma representante perfeita", conclui Stefan.