03/07/2023 às 12h30min - Atualizada em 03/07/2023 às 16h00min

Primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes completa 30 anos e reúne atletas envolvidos

Programação acontece em 4 de julho, em Santos, e conta com a presença de Teo Laborne, Gustavo Borges e Fernando Scherer “Xuxa”

SALA DA NOTÍCIA Fernando Marcondes de Torres
Teo Laborne, Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa) e José Carlos Júnior conquistaram o recorde no Clube Internacional de Regatas, em Santos (SP). Foto: arquivo pessoal
O primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes de piscina curta (25 metros) no revezamento 4x100 livre completa 30 anos nesta semana. Há três décadas, em 7 de julho de 1993, Teo Laborne, Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa) e José Carlos Júnior conquistaram o feito no Clube Internacional de Regatas, em Santos (SP), no Troféu José Finkel. No final daquele mesmo ano, os quatro jovens foram campeões mundiais em Palma de Mallorca, Espanha.

Para comemorar o aniversário dessa conquista, um evento de comemoração acontece nesta terça, 4 de julho de 2023, no mesmo local em que o recorde foi quebrado em 1993. 
No mesmo dia acontece o lançamento do Instituto Teo Laborne, instituição que tem como foco crianças e jovens em vulnerabilidade social. Além de promover esporte e cultura, a entidade vai criar medidas e campanhas para diminuir os números de afogamentos nessa faixa etária. De acordo com estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os afogamentos são a principal causa dos óbitos entre crianças de um a quatro anos de idade.

“Quando descobri a gravidade do problema, eu entendi que deveria fazer alguma coisa para ajudar a reduzir os dados preocupantes. Não só pela minha experiência como atleta de Natação, mas como pai e cidadão. Os nossos projetos buscam gerar uma alfabetização aquática. Uma forma de tratarmos o esporte não só como um gerador de qualidade de vida, mas também como uma questão de sobrevivência”, declara Laborne.

Evento comemorativo

O evento vai reunir três dos atletas envolvidos na conquista do recorde: Teo Laborne, Gustavo Borges e Xuxa. Além do lançamento do Instituto Teo Laborne,  os nadadores farão uma ação social com equipes juvenis e integrantes de projetos socioeducativos locais. "Será uma data comemorativa para fomentar o esporte brasileiro, em especial a natação, e chamar a sociedade para questões pouco tratadas pelo poder público, como as mortes por afogamento", afirma Laborne.

Também em 4 de julho, os recordistas e medalhistas Téo Laborne, Gustavo Borges, e Fernando Scherer participam do evento “Fazendo a Diferença: Fórum de Alta Performance” (www.fazendoadiferenca.co), realizado pela matter&Co, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. O encontro mostra como no mundo dos negócios é possível alcançar resultados excepcionais com base nos mesmos princípios do esporte profissional. É uma oportunidade única para líderes e empreendedores que querem se diferenciar no mercado.

Serviço

O quê: 
30 anos do primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes de piscina curta
Quando: terça-feira, 4, de julho

Endereço: Clube Internacional de Regatas (avenida Alm. Saldanha da Gama, 5, Ponta da Praia, Santos – SP)
Cronograma:

9h – Credenciamento
9h30 – Coletiva de Imprensa
10h30 – Apresentação do Instituto Teo Laborne
11h – Entrega das placas e ação na piscina do clube

O quê: Fazendo a Diferença: Fórum de Alta Performance
Quando: terça-feira, 4, de julho, das 18h às 23h

Endereço: Hotel Pullman Vila Olímpia (rua Olimpíadas, 205, Vila Olímpia, São Paulo - SP)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp