Bruno Koerich (*)
O mundo dos esportes, definitivamente, é um dos setores que mais mobiliza a paixão e o engajamento dos consumidores ao redor do mundo. Portanto, naturalmente, procurar entender o público-alvo e suas expectativas é fundamental para atender às suas necessidades e desejos da melhor maneira. Conhecer profundamente o segmento de consumidores que se identifica com o universo esportivo pode ser o caminho para o sucesso em campanhas de marketing e produtos licenciados.
Nesse sentido, a análise de particularidades e tendências do mercado pode ser crucial para a construção de uma estratégia bem-sucedida. Quando se trata de campanhas e produtos licenciados, essa importância se torna ainda mais evidente. Por conta disso, entender quem é o público-alvo possibilita a criação de campanhas que direcionem sua atenção para produtos que sejam relevantes e interessantes para eles. Compreender a persona que consome o produto em questão vai muito além de características demográficas, idade, gênero e localização. No licenciamento esportivo, precisamos entender especialmente seus interesses, valores e comportamentos de consumo.
Com base nessas informações, torna-se possível desenvolver uma comunicação mais assertiva, e sobretudo, personalizada, com capacidade de reverberar e atender as expectativas do público-alvo. Além disso, ao oferecer produtos licenciados que estejam alinhados com os interesses do público-alvo, a marca pode aumentar sua credibilidade e relevância no mercado, de forma que ainda consiga fortalecer seu relacionamento com os consumidores.
Como alcançar mais pessoas e aumentar o engajamento de uma marca por meio do licenciamento?
As empresas, cada vez mais, visando aumentar a visibilidade e o engajamento com o público, buscam incessantemente por novas estratégias de marketing. Para tornar a estratégia bem-sucedida, é importante conhecer as melhores práticas de licenciamento e elaborar um plano estratégico bem estruturado. Abaixo, enumero algumas ações que podem trazer impactos positivos para marcas e corporações que visam adentrar o ramo do licenciamento:
Por fim, é fundamental que as empresas dediquem tempo e recursos para conhecer seu público-alvo e entender suas expectativas. Ao fazer isso, elas podem criar campanhas e produtos licenciados que atendam às necessidades e interesses dos consumidores, gerando resultados positivos tanto em termos de receita quanto de relacionamento com o público.
(*) É CEO da Destra. Graduado em Administração, possui MBA em Gestão Empresarial.