06/07/2023 às 11h42min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h00min

Por vaga na liga mundial feminina de Rugby XV, Brasil segura Colômbia em placar mínimo e decidirá vaga no domingo

Primeiro de dois jogos contra a Colômbia, em Medellín, ocorreu nesta quarta-feira, com as colombianas vencendo as brasileiras por 24 a 23. O segundo jogo também será em solo colombiano, mas o Brasil precisará apenas da vitória simples para ir ao WXV

SALA DA NOTÍCIA Marcelo Abdalla Ribeiro
@pupila_agencia_creativa / @chavelarf2000

O rugby feminino de 15 jogadoras é o destaque desta semana na América do Sul. Brasil e Colômbia decidem em melhor de duas partidas, ambas em Medellín (Colômbia), a vaga sul-americana no novo WXV, a liga mundial feminina, que terá sua temporada inaugural em outubro deste ano. O primeiro embate foi nesta quarta-feira, dia 5, e as Tucanas colombianas saíram na frente por vantagem mínima ao vencerem as Yaras por 24 a 23. O resultado não é ruim para o Brasil, que precisará de vitória por apenas 2 pontos no jogo decisivo no próximo domingo, dia 9.

 

 

O jogo começou positivo para as brasileiras, que tiveram mais volume de jogo nos minutos iniciais e abriram o marcador com penal chutado pela amazonense Lohana. No entanto, as colombianas responderam logo e puniram os erros brasileiros com dois tries seguidos. O primeiro com Álvarez, após quebra da linha defensiva brasileira e offload de Ramirez dando a assistência. Já o segundo, veio na força das avançadas da casa, com Gutierrez marcando no pick and go. A situação parecia piorar para as Yaras com o cartão amarelo na sequência para Pipoca. Porém, mesmo com 14 jogadoras em campo por 10 minutos, o Brasil foi capaz de reagir e Edninha arrancou para um try crucial que colocava as brasileiras novamente no páreo.

 

 

A Colômbia respondeu rápido com penal certeiro de Arzuaga e a indisciplina se provou um problema no segundo tempo com novo cartão amarelo contra as brasileiras, agora para Milena. O terceiro try colombiano saiu antes da pausa, outra vez na qualidade do jogo de contato com Álvarez cruzando o in-goal no pick and go. 21 a 8 na pausa.

 

 

A história foi outra no segundo tempo e o Brasil começou fulminante com try da pilar Taís, atropelando a defesa colombiana em jogada muito bem conduzida pela scrum-half da veterana Luiza, campeã sul-americana com a seleção de sevens no mês passado – e classificada aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

 

 

“Foi uma partida muito dura com oportunidades para os dois lados. A Colômbia foi mais precisa e agora vamos trabalhar para buscarmos a vitória no domingo”, comentou Íris Coluna, uma das capitãs do Brasil.

 

 

Brasil e Colômbia voltam a se enfrentar no domingo (09), às 17h, para decidir a vaga na Liga Mundial.

 

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte e como patrocinadores: Tim, CVC Capital Partners, Cultura Inglesa, Suzano, Grupo Volvo do Brasil, Estácio, Vale, Deloitte, Crown Embalagens, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Jacobs Douwe Egberts (JDE), Alupar Taesa e Pinheiro Neto Advogados. Também são fornecedores e apoiadores do Rugby brasileiro: Gerdau, Bradesco, Comgás, Klabin, Banco Safra, Lhoist, Gilbert, Probiótica e Universal Assistance.

 

A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa do Super Rugby Américas, também é apoiada por Superbid, Irko Hirashima, CSN, e Universal Assistance. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp