20/07/2023 às 11h18min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h00min

Brasil sedia 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos

Evento internacional reúne atletas de 21 países em Pará de Minas (MG)

Confederação Brasileira de Desportos de Surdos
https://cbds.org.br/cbds
Lidiana Matos | CBDS

Entre os dias 14 e 25 de julho de 2023, a cidade de Pará de Minas (MG), recebe a 6ª edição do Campeonato Mundial de Badminton de Surdos.

O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), reúne atletas de 21 países. São eles: Alemanha; Áustria; Brasil; Canadá; Cazaquistão; Chipre, Coreia; Dinamarca; Eslováquia; Espanha; Estados Unidos; França; Índia; Japão; Lituânia; Malásia; Suíça; Tailândia; Taipei Chinesa; Turquia; e Ucrânia. 

O campeonato tem apoio da Prefeitura de Pará de Minas; da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd); da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS); da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM); e dos patrocinadores: Sicredi, Zinzane, Pará Cópias, HNT, Dainavox e Physio Clínica de Fisioterapia. 

 

Equipes de 21 países disputam o mundial no Brasil (Foto: Lidiana Matos)

 

Time Brasil de Badminton de Surdos 

Para o mundial, o Time Brasil terá 6 surdoatletas que irão disputar na categoria adulto. São eles: Amanda Sanches (São Paulo); Cauã da Silva (São Paulo); Gabriel Hovelacque (Minas Gerais); Geiza de Oliveira (São Paulo); Leonardo Manuel (Pernambuco); e Renata Faustino (Rio de Janeiro).



 

 

Renata Faustino, do Brasil, estreou com vitória (Foto: Lidiana Matos) 

 

A estreia do Brasil foi contra Taipei Chinesa, nas categorias Dupla Mista, com os atletas Geiza e Cauã; Individual Feminino, com Renata Faustino; Dupla Feminino, com Geiza e Renata; e Dupla Masculino, com Gabriel e Leonardo. No sábado, 15/7, os atletas do Brasil enfrentaram a equipe da França. 

 

Abertura oficial

A cerimônia de abertura do evento reuniu autoridades na noite da sexta-feira, 14/7, na Praça de Esportes de Pará de Minas, local onde os jogos estão sendo realizados.

 

Evento reuniu autoridades na Praça de Esportes (Foto: Lidiana Matos)

 

Durante a cerimônia, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, falou sobre a importância da realização deste evento no Brasil. "Estamos vivenciando um momento de muita emoção, pois não foi fácil trazer um evento como esse para a cidade de Pará de Minas, pois envolve muitas parcerias, com a prefeitura, instituições, empresas. Além da visibilidade para a cidade, o evento também mostra que as pessoas surdas têm a mesma capacidade que as pessoas ouvintes."

O evento contou com a presença do membro do ICSD, Mark Kusiak; do diretor de Badminton do ICSD, Martin Bogard; do presidente do CBBd, José Roberto Santini Campos; do prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz; e do vice-prefeito e secretário, de Esportes, Paulo Francisdale; entre outras autoridades.  

Para saber mais, acesse o site da CBDS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp