16/08/2023 às 16h11min - Atualizada em 16/08/2023 às 16h11min

Gerson Claro quer que bancos informem clientes sobre serviços grátis

Projeto do deputado já começou a tramitar na Assembleia Legislativa

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, apresentou um projeto de lei que estabelece a obrigação dos bancos informarem os clientes na abertura da conta, quais servições ofertados pela agência são gratuitos. O texto começou a tramitar na Casa de Leis.

A proposta, de acordo com o deputado, além de regulamentar os direitos do consumidor na prestação de serviços bancários essenciais, dá transparência e publicidade a benefícios que a maioria dos clientes ignora.

A falta de comunicação ou omissão de serviços informados caracteriza na violação do direito do consumidor. Dessa forma, caso aprovado, os bancos serão obrigados a devolver, por meio de estorno, as tarifas cobradas indevidamente nos últimos 5 anos.

Há uma longa lista de serviços que os bancos devem oferecer sem a cobrança de taxas, conforme estabelece o Banco Central.

O pacote de gratuidades inclui: emissão de boletos ou faturas de cobrança, contas abertas por determinação do Poder Judiciário, contas de depósito à vista, fornecimento de cartão de débito e da 2ª via, garantia de quatro saques por mês em guichês, duas transferências de recursos entre conta da própria instituição, fornecimento de até dois extratos mensais.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp