22/08/2023 às 18h02min - Atualizada em 23/08/2023 às 00h00min

PM Ambiental resgata baleias que corriam risco de encalhar no Porto de Santos

Os animais nadavam em direção à entrada do canal do terminal, mas foram guiados para o mar aberto pelas equipes da polícia

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/pm-ambiental-resgata-baleias-que-corriam-risco-de-encalhar-no-porto-de-santos/

A ação rápida de equipes da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental do 3º BPAmb possibilitou o resgate nesta segunda-feira (21) de duas baleias que corriam o risco de encalhar no Porto de Santos, no litoral sul de São Paulo. Os dois animais nadavam em direção à entrada do canal, mas foram guiados pelos policiais até o retorno ao mar aberto.

Depois de serem acionados, os policiais se deslocaram imediatamente em duas embarcações até o local, onde perceberam que as baleias eram da espécie “Eubalaena Australis”, sendo possivelmente a mãe e o filhote. Em seguida, a polícia bloqueou a passagem ao porto e a rios da região para evitar acidentes.

Após três horas de uma operação complexa, com orientações aos navegantes sobre como interagir com os cetáceos para evitar acidentes, as equipes conseguiram direcionar as duas baleias para fora do canal, em direção ao oceano.

Os animais ainda foram acompanhados depois da saída do canal e estavam saudáveis, nadando perfeitamente. Já nesta terça-feira (22), as equipes permanecem de prontidão, caso as baleias necessitem de novo acompanhamento para retornar ao mar aberto ou auxílio em avaliação da mobilidade, saúde ou possíveis internações com petrechos de pesca.

O post PM Ambiental resgata baleias que corriam risco de encalhar no Porto de Santos apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp