29/08/2023 às 23h18min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h00min

Bispos da Igreja Católica e lideranças cristãs se unem contra o marco temporal  

As lideranças católicas reiteram o direito dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam

Camila Del Nero
REPAM-BRASIL
Fotos Mídia Ninja Acampamento Terra Livre

Em carta, enviada ao Superior Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (29), bispos da Igreja Católica e lideranças cristãs se manifestam contra o marco temporal e afirmam que a tese é uma ação gravíssima de violação dos direitos dos povos indígenas brasileiros.  

No documento, as lideranças reiteram o direito dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam, conforme é preconizado pela Constituição Federal de 1988, e afirmam que as propostas conciliatórias ameaçam a relação dos povos indígenas com os seus territórios sagrados através do pagamento de indenizações sobre o valor total dos imóveis para quem invadiu as terras indígenas, ou ainda, da compensação com terras equivalentes, o que na prática irá impedir a concretização desses direitos. 

“O Evangelho que sustenta a fé da maior parte do povo brasileiro é o que fundamenta também nossa defesa irrestrita à vida em plenitude dos povos indígenas em seus territórios. Assim entendemos que a vida plena desejada por Jesus Cristo perpassa pela preservação dos direitos em sua totalidade”, diz outro trecho da carta. 

Clique AQUI e acesse a íntegra do documento 

Julgamento  

O STF retoma nesta quarta-feira (30) a análise da tese do marco temporal para demarcações de terras indígenas. Em junho, o julgamento foi interrompido após o ministro André Mendonça pedir vista. 


Campanha Laudato Si mobilizou diversas entidades e lideranças cristãs a se manifestarem contra a tese do marco temporal. Preparamos um material com o conteúdo da carta para mobilizar comunidades e grupos de fé contra o marco temporal.  
 
No documento estão texto, sugestão de legenda e posts para as redes sociais. Acesse o link e compartilhe: https://campanhalaudatosi.com.br/marcotemporal


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp