31/08/2023 às 17h54min - Atualizada em 31/08/2023 às 17h54min

Com maioria absoluta dos votos, Governo do Estado aprova projeto que autoriza financiamento com BNDES

Com maioria absoluta dos votos, Governo do Estado aprova projeto que autoriza financiamento com BNDES

Com 20 votos favoráveis, o Governo do Estado conseguiu a aprovação da Assembleia Legislativa para o financiamento de até R$ 2,37 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social),  para um programa de investimentos na área de infraestrutura, com obras em 900 km de rodovias estaduais. Apenas dois parlamentares votaram contra e um não estava presente. 

Segundo o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, a validação da maioria dos parlamentares demonstra dois cenários favoráveis para a gestão estadual: o primeiro ressalta a consonância entre os Poderes Executivo e Legislativo, que têm o mesmo objetivo de promover ações com metas no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul; O segundo ponto, é que a intenção do Governo em buscar recursos extras com baixo custo para ampliar a capacidade de investimento é uma alternativa acertada da gestão estadual.

“Saímos com o sentimento de dever cumprido. Não só pela conquista do Governo na aprovação dos deputados que autorizaram o financiamento, mas também pelas entregas que esses recursos vão garantir à população sul-mato-grossense”, afirmou Rocha, explicando esse capital irá contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado e ampliar a capacidade de atrair novos empreendimentos do setor privado para Mato Grosso do Sul.    

Nesta última quarta-feira (30), o governador Eduardo Riedel reuniu-se com o presidente da ALEMS, Gerson Claro, e demais deputados para apresentar o pacote de investimentos na área de infraestrutura que prevê a pavimentação de 600 km em rodovias estaduais e mais 300 km de restauração de estradas, entre outros.

Em reunião na Presidência da ALEMS, governador Eduardo Riedel, acompanhado pelos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Pedro Caravina (Segov), apresentou PL que autoriza financiamento com BNDES (Fotos: Max Arantes)

“O Estado está desenvolvendo uma carteira de projetos para atender a demanda existente, que é urgente e necessária para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador na ocasião do encontro.

O Projeto de Lei aprovado nesta quinta-feira (31), que autoriza a realização da transação, vai beneficiar investimentos na área de infraestrutura, que visa o crescimento e desenvolvimento do Estado.

“Financiamento para investimentos é vantajoso para o futuro do Estado. Estamos satisfeitos em cumprir nosso papel com Mato Grosso do Sul”, ponderou, no dia da reunião, o deputado Gerson Claro, presidente da ALEMS. 

A linha de financiamento escolhida pelo Governo do Estado foi o “BNDES FINEM”, que financia projetos de investimentos públicos voltados ao aumento da capacidade de produtos e fomento a diversos setores da economia. Esta linha tem baixo risco, com condições facilitadas, dispondo de juros reduzidos e prazo de amortização considerado maior em relação às demais instituições financeiras nacionais.

Projetos
Entre as obras previstas está a pavimentação da MS-134, no trecho que fica entre a MS-040 e a BR-267, no distrito de Casa Verde, assim como a restauração da MS-276, que vai do distrito de Indápolis ao município de Deodápolis.

Beatricce Bruno, assessoria Casa civil
Foto destaque: Luciana Nassar (ALEMS)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp