12/09/2023 às 23h14min - Atualizada em 13/09/2023 às 00h00min

Setembro Safira chama a atenção sobre a importância de cuidados ao usar lentes de contato

Especialista traz orientações sobre o assunto

Vitor Mattos
Reprodução - Pixabay
As lentes de contato são uma opção utilizada pela população em múltiplas funções do dia a dia, dando suporte e conforto para diversas atividades, como a prática de atividades físicas, desenvolvimento escolar e acadêmico, no exercício profissional e até para dirigir. Sem dispensar o uso dos óculos, que deve ser mantido como opção para descanso, essa versatilidade tem sido uma escolha frequente para diversas pessoas que enfrentam problemas visuais. A solução também é indicada para graus com nível elevado, doenças como ceratocone e prebiospia (grau de perto) ou até mesmo pela estética. Mas diante de uma série de protocolos de higienização e bons cuidados que devem ser mantidos, mas são ignorados por diversas vezes, o movimento “Setembro Safira” chama a atenção sobre o bom uso deste recurso.

De acordo com a contatóloga Rose Lofrano, que atua há mais de 24 anos na área, os prejuízos podem ser irreversíveis para a saúde. “O uso incorreto das lentes traz problemas oculares como o edema de córnea, alergias, infecções, olhos vermelhos, aumento de olho seco e até cegueira, caso não sejam utilizadas e higienizadas corretamente”, explica.
 
O contatólogo, que é o técnico de lentes de contato, pode auxiliar na escolha correta dos itens, conforme necessidade de cada paciente e compreensão das patologias que acometem a saúde da visão. Para isso, além do acompanhamento com o oftalmologista, que deve ser frequente, alguns pontos são observados com maior atenção. “Analisamos a acuidade visual com as lentes, a movimentação delas no olho, conforto e a adaptação, levando em consideração que as lentes tem medidas diferentes de marca”, detalha Rose.

Outro ponto relevante quando se fala das lentes de contato, são os materiais com os quais são desenvolvidas, permitindo melhor desempenho de atividades rotineiras e atendendo a inúmeros tipos de necessidade. “O material utilizado para a produção das lentes de contato descartáveis tem como base o silicone e também o hidrogel. Essa escolha é feita de acordo com cada paciente e atende ao uso de aparelhos digitais, computadores, além da prática de esportes. Temos também as gelatinosas anuais e as rígidas que são utilizadas para casos específicos”, revela.

Dentre as dicas que podem auxiliar no cuidado correto estão a utilização de produto adequado para a limpeza, além do cumprimento de uma rotina de lavar bem as mãos com água e sabão, secando com papel toalha, antes de manusear. Outro ponto importante neste processo é jogar fora os estojos a cada três meses de uso e não dormir ou tomar banho com as lentes.
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp