14/09/2023 às 14h57min - Atualizada em 15/09/2023 às 00h00min

Organização 100% feminina promove a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação

Projeto sobrevive de Leis de Incentivo e doações e já captou mais de um milhão de reais desde sua fundação

Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Igo Bione

É normal conhecermos diversas organizações por seus nomes e formas de atuação, mas sempre surge o questionamento: quem está por trás de tudo isso? Na Mempodera - associação que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninas e meninos e busca promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação -, temos a resposta: mulheres. Toda a equipe é formada por pessoas do gênero feminino, e a contratação prioriza mulheres trans, pretas, que façam parte da comunidade atendida e que estejam em conformidade com suas premissas de empoderamento feminino.

Atualmente, o time é composto por dez mulheres contratadas no regime CLT, além dos 13 prestadores de serviços, dos quais 11 são mulheres. São elas que fazem parte da diretoria, coordenação e dão as aulas de Wrestling e ensinam inglês para meninas e meninos em dois municípios brasileiros, sendo Cubatão (SP) e São Luís (MA). A expectativa é expandir a atuação para mais dois municípios brasileiros até 2024. “A Mempodera passará a atender também em Niterói (RJ) e Recife (PE), mas para que isto aconteça, temos de captar a  verba necessária, que poderá acontecer por meio de doações em dinheiro, diretamente em nossas contas bancárias, ou ainda através das Leis de Incentivo, que viabilizará a expansão", destaca Aline Silva, fundadora da Mempodera.

A Mempodera acredita e reforça o empoderamento feminino, não só com suas aulas, mas também com outras iniciativas. Uma dessas atividades realizadas destaca a saúde menstrual, com a distribuição de absorventes e calcinhas sustentáveis, além de oficinas oferecidas para mulheres participantes do projeto e da comunidade. As ações visam difundir conhecimentos sobre o próprio corpo e destacar que, apesar do ciclo, é possível realizar todas as atividades. 

O esporte é direito de todas as pessoas cidadãs brasileiras, e está assegurado na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente. A associação entende que disponibilizá-lo, de forma gratuita, para as meninas, é uma forma delas terem mais  saúde e educação, além de maior poder de socialização e lazer. Já as aulas de inglês são uma forma de possibilitar novos acessos e oportunidades, pois apenas 5% dos brasileiros possuem o idioma como uma segunda língua, de acordo com um levantamento feito pela British Council. 

Mais de 80% da verba da organização vem de Leis de Incentivo

No último ano, 82% da verba foi arrecadada por Leis de Incentivos, o restante foi de doações, editais e de eventos pontuais, como, por exemplo, o que reforça a saúde menstrual, mas também de doações realizadas por Pessoas Físicas e Jurídicas. Pontualmente, a Mempodera realiza eventos destacando atividades do projeto, além de ações orientativas, como palestras contra abuso e assédio; educação financeira; intercâmbio cultural e assistência social às famílias das crianças inscritas.

A Mempodera surgiu em 2017, e desde então já captou mais de um milhão de reais. O valor foi utilizado para o projeto Mempodera Ano II.  A associação deseja chegar ao valor de pelo menos 200 mil reais de verba livre até dezembro de 2023. Esse dinheiro será utilizado para atender as necessidades emergenciais e realizar atendimentos fora do previsto e não citados nas Leis de Incentivo e organizar eventos.

“Com o recebimento de doações de verba para livre movimentação, desejamos atender às necessidades não previstas, como obter materiais didáticos e tecnológicos para complemento dos trabalhos de nossa equipe, suprindo as defasagens, que neste momento são pagas por nossa diretoria”, explica Lidia Silva, presidente da Mempodera.

A organização atende mais de 250 crianças todas as semanas. Além de valores em dinheiro, é possível realizar a doação de equipamentos tecnológicos em bom estado, serviços de manutenção de equipamentos, materiais esportivos a serem utilizados nas atividades, cursos, palestras e workshops ligados à metodologia, trabalho voluntário que contribua com o desenvolvimento e até espaços para a implantação de novos núcleos. Para conhecer o projeto e realizar doações, acesse https://www.mempodera.com/.  

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninos e meninas de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2017. O projeto busca a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação, e possui atuação em Cubatão (SP) e São Luís (MA). Mais de 600 jovens já passaram pelo pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Para mais informações, acesse https://www.mempodera.com/ 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp