27/09/2023 às 19h15min - Atualizada em 28/09/2023 às 00h00min

Gabinete 3D: Governo de SP anuncia novo hospital na região de Sorocaba

Iniciativa busca fazer mapeamentos sobre as necessidades da região e amplia contato das lideranças com os serviços de saúde

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/gabinete-3d-governo-de-sp-anuncia-novo-hospital-na-regiao-de-sorocaba/

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, levou nesta quarta-feira (27) o “Gabinete 3D – Saúde” para a região de Sorocaba, onde anunciou que será aberto um novo Hospital Regional em Itapetininga.

“Estamos anunciando a construção do Hospital Regional de Itapetininga, que vai atender toda a região. Num futuro próximo, nós traremos a alta complexidade para o hospital e, com isso, melhoraremos a oferta de serviços, fazendo com que as filas andem mais rápido”, afirmou o secretário Eleuses Paiva.

Ainda segundo Paiva, a partir de agora começa uma discussão junto ao município de Itapetininga para encontrar uma área adequada para o novo hospital. Também haverá um diálogo com os municípios próximos para definir um plano de assistência à saúde de alta complexidade. A proposta é que a unidade conte com cerca de 200 leitos e que atenda a toda a região.

O Gabinete 3D concentra ações para aproximar as lideranças, gestores públicos e servidores da rede estadual de saúde. Paiva se encontrou com prefeitos e secretários municipais de saúde da região, participou da abertura da Oficina de Regionalização da Saúde e visitou o Hospital de Combate ao Câncer Infantil de Sorocaba, onde conversou com a administração da unidade sobre os principais desafios enfrentados.

“A importância é cada vez maior de ir às diferentes regiões para conhecer os gestores e principalmente os prestadores de serviço, conhecendo a dificuldade de cada um. O governo do Estado de São Paulo tem facilitado esse contato, para que possamos juntos garantir dignidade a cada cidadão paulista no atendimento à saúde”, apontou o secretário.

Regionalização da Saúde

O programa de Regionalização da Saúde prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde. O objetivo é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, fazer as filas andarem, reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento e ampliar a oferta de serviços.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

Durante o encontro, Eleuses destacou também o papel da nova Tabela SUS Paulista, que vai pagar valores complementares a diversos prestadores a partir de 2024. “Na região de Sorocaba, 21 hospitais receberão a Tabela SUS Paulista, permitindo que os hospitais possam aumentar sua oferta de maneira sustentável. Vamos reajustar em até 400% alguns procedimentos para que o hospital possa ampliar o leque de oferta de assistência em saúde à população e com certeza isso terá um impacto positivo,” disse.

A Oficina de Regionalização da Saúde em Sorocaba é um evento realizado em dois dias. Nesta quarta-feira (27), houve painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação da proposta para regulação do acesso e dos objetivos do projeto de Regionalização no Estado de São Paulo. Na quinta-feira (28), os grupos de trabalho elaboram propostas e relatórios sobre o panorama da saúde na região e os grupos apresentarão o resultado dos trabalhos e discussões do dia anterior. O encerramento ocorre após a reapresentação do cronograma da Regionalização.

As regiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Campinas e Piracicaba.

O post Gabinete 3D: Governo de SP anuncia novo hospital na região de Sorocaba apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp