30/09/2023 às 12h17min - Atualizada em 02/10/2023 às 00h00min

USP segue como a latino-americana mais bem classificada no THE World University Ranking

Pelo quarto ano consecutivo, universidade foi classificada entre a 201ª e a 250ª posição

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/usp-segue-como-a-latino-americana-mais-bem-classificada-no-the-world-university-ranking/
USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: Ambiente de pesquisa e Ensino.

A USP é a melhor universidade latino-americana, de acordo com o THE World University Ranking, um dos principais rankings universitários internacionais. Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking foi divulgado no dia 27 de setembro.

Classificada pelo quarto ano consecutivo entre a 201ª e a 250ª posição, a USP se iguala a instituições como a Universidade de Illinois, em Chicago (Estados Unidos), Universidade de Wollongong (Austrália), Universidade da Coreia (Coreia) e Universidade de Tel Aviv (Israel). Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em duas: Ambiente de pesquisa e Ensino.

No topo da lista está a Universidade de Oxford, seguida pela Universidade Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) – veja tabela abaixo.

Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas. Ao todo, o Brasil tem 67 instituições classificadas.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, entre a 351ª e a 400ª posição.

Em sua 20ª edição, o ranking avaliou cerca de 1.900 instituições de ensino superior de 108 países. A avaliação levou em conta 18 indicadores, agrupados em cinco categorias: Ensino, Ambiente de pesquisa, Qualidade da pesquisa, Indústria e Internacionalização.

THE WORLD UNIVERSITY RANKING 2022
University of Oxford Reino Unido
Stanford University Estados Unidos
Massachusetts Institute of Technology Estados Unidos
Harvard University Estados Unidos
University of Cambridge Reino Unido
Princeton University Estados Unidos
California Institute of Technology Estados Unidos
Imperial College London Reino Unido
University of California, Berkeley Estados Unidos
10º Yale University Estados Unidos
201-250 Universidade de São Paulo (USP) Brasil
351-400 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil

Reconhecimento internacional
A USP também se destacou em outros rankings universitários internacionais divulgados neste ano. No QS World University, elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), a USP foi classificada na 85ª posição. Foi a primeira vez que uma instituição brasileira entrou para a lista das 100 melhores.

No Academic Ranking of World Universities (ARWU), elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a USP foi classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada.

Em outro ranking da consultoria Times Higher Education, o THE University Impact, a USP ficou na 62ª posição, empatada com a University College Cork (Irlanda). O ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança.

O post USP segue como a latino-americana mais bem classificada no THE World University Ranking apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp