02/10/2023 às 21h30min - Atualizada em 03/10/2023 às 00h00min

Paulo Corrêa inaugura exposição 'Terragrita' dia 14 de outubro em Canoas (RS)

Casa das Artes Villa Mimosa recebe trabalho que evoca temáticas sociais e raciais em obras do artista visual e criações das oficinas Terragrita Liberdade Criativa, que reuniu alunos com e sem deficiência

Isidoro B. Guggiana
https://www.instagram.com/terragrita/
Isidoro B. Guggiana
O artista visual Paulo Corrêa inaugura no dia 14 de outubro de 2023, sábado, às 11h, a exposição "Terragrita" em Canoas (RS), na Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270 - Centro). Além das obras do artista visual, também serão apresentados trabalhos das oficinas Terragrita Liberdade Criativa, que reuniu alunos com e sem deficiência, e um vídeo explicativo sobre a atividade. A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; e sábado e domingo, das 14h às 18h, exceto feriados - até 25 de novembro. A entrada é franca. A curadoria é de Sabrina Stephanou. Informações no Instagram do projeto: @terragrita.
A exposição "Terragrita" reúne telas e esculturas produzidas com materiais reaproveitados. Inclusão, acessibilidade, ecologia, resistência e ancestralidade afro-brasileira são alguns dos temas do trabalho artístico. As criações mesclam diversas técnicas: da pintura à colagem e recorte de papelão. Com tinta acrílica e pigmentos naturais, as obras valorizam a liberdade e pluralidade de expressões. "Eu junto caixas de papelão de televisores e transformo em arte", explica Paulo. “Reaproveitando os materiais, eu sempre abordo um tema social, político e econômico”, conclui.
Mais de 30 alunos participaram das oficinas Terragrita Liberdade Criativa. Alguns deles são oriundos da ACADEF (Associação Canoense de Deficientes Físicos) e ADEVIC (Associação dos Deficientes Visuais de Canoas) e trazem para a arte suas percepções de mundo. Para a visitação, as legendas das obras serão apresentadas em formato braille. Sob a orientação de Paulo Corrêa, as oficinas aconteceram em julho e agosto deste ano. A base dos trabalhos é o papelão descartado, papel resistente, com estrutura ondulada. Os pigmentos naturais trazem cores variadas de terra, cascas de árvores, urucum, pó xadrez e carvão. 
Natural de Pelotas (RS), Paulo Corrêa é pintor, escultor e fotógrafo. Também atua como pesquisador. Desde 2018, fundou o Coletivo Terragrita. Atualmente vem participando de seminários, palestras, cursos de artes, exposições individuais e coletivas, sempre aprimorando seu conhecimento em arte, com inclusão para a acessibilidade e compartilhando com o público, em especial, a comunidade afro-brasileira. Em 2015, recebeu o Prêmio Mestre em Culturas Populares do Brasil, contemplado no Edital Culturas Populares Selma do Coco - Ministério da Cultura.
Apaixonado por registrar o mundo com sua lente voltada ao social, entre seus trabalhos destacam-se as fotos para o livro Arqueologia do Caminho (2019), de Leandro Machado. Foi classificado entre os primeiros dez colocados, com a instalação Terragrita, no 4º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa de Porto Alegre (2020). Em 2022, também foi indicado ao XV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, na categoria Residência Artística no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo. Em 2023 foi campeão do Art Battle Porto Alegre, maior competição de pintura ao vivo do mundo.
O Projeto Terragrita em Canoas tem o financiamento do Programa de Incentivo à Cultura - PIC 2022, da Prefeitura Municipal de Canoas, e produção da Stephanou Cultural.

Terragrita: Uma das obras em exposição de Paulo Corrêa - crédito: Isidoro B. Guggiana

Terragrita: Uma das obras em exposição de Paulo Corrêa - crédito: Isidoro B. Guggiana



Serviço
"Terragrita" em Canoas (RS)
Obras do artista Paulo Corrêa e participantes das Oficinas Terragrita Liberdade Criativa
Inauguração: 14 de outubro de 2023 (sábado), às 11h;
Onde: Casa das Artes Villa Mimosa (Av. Guilherme Schell, 6270);
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 12h, e das 14h às 18h; e sábados e domingos, das 14h às 18h, exceto feriados - até 25 de novembro;
Entrada franca;
Informações: @terragrita

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp