07/10/2023 às 15h52min - Atualizada em 08/10/2023 às 00h00min

Alunos da Univesp elaboram minicurso voltado ao Transtorno do Espectro Autista

Estudantes de Pedagogia, do polo Uirapuru, criaram material para formação continuada de professores do Ensino Fundamental

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/alunos-da-univesp-elaboram-minicurso-voltado-ao-transtorno-do-espectro-autista/
DownloadUniversidade Virtual do Estado de São Paulo
O projeto é dos alunos Djanira Silva, Ilma Hernandes, Luana de Almeida, Luiz Naressi, Marisa de Amorim, Máxima Rocha e Nadijane dos Santos, do curso de Pedagogia

O Projeto Integrador (PI) “Utilizando tecnologias para promover o protagonismo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na assimilação do currículo escolar”, dos alunos Djanira Silva, Ilma Hernandes, Luana de Almeida, Luiz Naressi, Marisa de Amorim, Máxima Rocha e Nadijane dos Santos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, polo Uirapuru, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), é uma proposta para aumentar a inclusão de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, da EMEF Teófilo Benedito Ottoni, com essa condição.

O trabalho, orientado por Marina Biazotto Frascareli, buscou desenvolver um minicurso virtual como formação continuada e desenvolver novas técnicas pedagógicas, com materiais didáticos para professores, com foco em integrar alunos que possuem TEA.

“O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio que afeta a comunicação, a interação social, o comportamento e habilidade cognitiva. O TEA pode ter sintomas leves a graves e prejudicar diretamente a capacidade do aluno em aprender e desenvolver habilidades. Como resultado, esses estudantes podem ter dificuldades em acompanhar os programas escolares tradicionais e serem incluídos no currículo regular”, explica o grupo.

O projeto foi desenvolvido pelo método de pesquisa qualitativo para buscar entender formas de utilizar recursos digitais na formação de alunos com TEA, protagonistas em seu processo de aprendizagem. Para isso, o grupo entrevistou diversos especialistas na área, como professores, psicólogos e pedagogos. A equipe participou das aulas para entender o processo de ensino e realizou um estudo de caso, acompanhando alunos com TEA para compreender melhor as suas necessidades.

A elaboração do minicurso foi feita após a análise dos dados coletados com base na plataforma educacional “Eu Sou AUTS”, um site infantil interativo com conteúdo lúdico e didático apropriado a alunos com TEA. O minicurso é composto por cinco módulos, com materiais de leitura e reflexão, além de videoaulas com especialistas. Cada módulo possui uma carga horária de 5 horas, totalizando 15 horas de conteúdo.

Resultados
A recepção do Projeto Integrador (PI) por parte do corpo docente da escola aplicada foi positiva e demonstrou animação com a execução da iniciativa. O projeto apresentou um satisfatório potencial educacional no apoio e atenção a alunos com Transtorno do Espectro Autista, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização e trabalho em grupo.

Para mais informações, assista ao vídeo do PI.

O post Alunos da Univesp elaboram minicurso voltado ao Transtorno do Espectro Autista apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp