10/10/2023 às 11h37min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h37min

Em entrega de medalhas da polícia, Riedel destaca importância da segurança para MS continuar crescendo

Em entrega de medalhas da polícia, Riedel destaca importância da segurança para MS continuar crescendo

Ao participar da outorga de medalhas da Polícia Civil no início da noite de segunda-feira (9), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o governador Eduardo Riedel ressaltou que segurança pública atrai capital e investimentos para o Mato Grosso do Sul. “A segurança pública é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Eu sempre digo que a atração de capital tem na sua essência a confiança, e a segurança pública gera isso na sociedade e nas pessoas que acreditam neste Estado, ainda novo, que vai completar 46 anos da sua criação. Sem segurança não há base para conseguirmos avançar. E aqui hoje, estamos celebrando os resultados”, enfatizou o governador.

Em mensagem dirigida aos agraciados e convidados, o delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, destacou o papel da instituição em fazer entregas para a sociedade. “Nós servimos e protegemos a quem não conhecemos, entregamos a nossa vida se for preciso, renunciamos o convívio com a família e nos privamos muitas vezes de alimento, de sono e abraçamos responsabilidades. Esta é a essência do policial”, pontuou Gurgel.

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirmou que a Polícia Civil cumpre sua missão de reproduzir segurança pública para todo o Estado. Se referindo aos homens e mulheres policiais civis, o secretário Videira agradeceu o empenho e a dedicação. “Muito obrigado aos senhores e senhoras por estarem presentes em nossas vidas, nas nossas famílias, cuidando dos filhos dos outros e que possamos ouvir as vozes da sociedade sul-mato-grossense”, declarou o secretário.

A Segurança Pública do Estado conta com investimentos para este ano de mais de R$ 120 milhões, para obras e construção de quatro novos presídios, aquisição de viaturas, armas, equipamentos e capacitação profissional.

No total, 541 servidores, autoridades civis e militares, que contribuíram para o desenvolvimento da instituição foram agraciadas com o Mérito Policial. Em virtude da pandemia de Covid-19, a solenidade de entrega da honraria é cumulativa às concessões de quatro anos consecutivos. A última entrega ocorreu em 2018.

Entre as autoridades civis e militares que prestigiaram o evento estavam o secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), o deputado estadual Roberto Hashioka, representando a Assembleia Legislativa; o deputado federal Luiz Ovando, representando a bancada federal no Congresso Nacional; o procurador-geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda; o brigadeiro do ar Eric Breviglieri, comandante da Base Aérea de Campo Grande; o contra-almirante Iunis Távora Said, comandante do 6º Distrito Naval; o defensor Público-Geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor João Paulo Pinheiro Bueno; o coronel Renato dos Anjos Garnes, comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Roberto Calixto Costa, representando a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul; e o vereador Riverton, representando a Câmara Municipal de Campo Grande.

A Medalha Prêmio é destinada a agraciar policiais civis que tenham prestado relevantes serviços de combate à criminalidade e que tenham contribuído para a projeção da instituição Polícia Civil. Também é dedicada a personalidades civis e militares de outras forças.

A Medalha Mérito é destinada a agraciar policiais civis que se destaquem pelo seu valor pessoal, de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição, constituindo-se na mais alta condecoração da Polícia Civil.

Dia do Policial Civil

A entrega de medalhas é um ato comemorativo ao dia 29 de setembro, incluído no calendário de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, como o “Dia Estadual do Policial Civil”, pela Lei nº 4.408, de 27 de dezembro de 2013.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Foto: Bruno Rezende


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp