12/10/2023 às 13h20min - Atualizada em 15/10/2023 às 00h00min

Atualização – paralisação dos Metroviários – 12h30

O Metrô informa que as Linhas 1-Azul e 15-Prata estão paralisadas devido a ação surpresa dos Sindicatos dos Metroviários. A Companhia acionou o sistema PAESE nas estações Tucuruvi, Santana e […]

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/atualizacao-paralisacao-dos-metroviarios-12h30/

O Metrô informa que as Linhas 1-Azul e 15-Prata estão paralisadas devido a ação surpresa dos Sindicatos dos Metroviários. A Companhia acionou o sistema PAESE nas estações Tucuruvi, Santana e Jabaquara-Sé na Linha 1 e entre Vila Prudente e Jardim Colonial na Linha 15. A Linha 3-Vermelha, que funcionava em velocidade reduzida, acaba de ser paralisada pelos metroviários e o PAESE também será acionado.

A Linha 2-Verde circula com velocidade reduzida. As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas, permanecem com operação regular e sem risco de paralisação.

Paralisação do Sindicato

O Metrô foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (12), sem qualquer aviso prévio, por uma ação do Sindicato dos Metroviários, que mais uma vez prejudica a população com pautas de interesse próprio e sem diálogo.

A ação, que impacta o funcionamento regular das linhas administradas pelo Metrô, Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, é um protesto a uma advertência por escrito dada pelo Metrô a cinco operadores de trem em virtude da negativa reiterada destes cinco profissionais de desempenhar as suas atribuições. Eles se negam a participar da formação e da aula prática ofertada a outros empregados que estão sendo treinados para a função de operação de trem, procedimentos que fazem parte da rotina dos metroviários.

Vale ressaltar que a advertência não tem nada a ver com o objeto de greve recente, em 3/10, não implica em suspensão ou demissão e que não há sequer impactos na remuneração. A advertência, por ora, cumpre apenas o seu papel de dar aos funcionários a oportunidade para que corrijam a conduta faltosa.

A advertência também pode ser questionada pelos empregados, se assim desejarem, na via administrativa ou judicial, o que não prejudicaria os passageiros. Esse protesto liderado pelo Sindicato da categoria mais uma vez é utilizado para ameaçar a empresa e deixa a população que depende do transporte refém de seus próprios interesses.

O Metrô estuda medidas legais que podem ser tomadas por conta de uma paralisação que prejudica a população sem aviso prévio. As linhas concedidas permanecem com operação regular e sem risco de paralisação.

O post Atualização – paralisação dos Metroviários – 12h30 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp