12/10/2023 às 09h02min - Atualizada em 16/10/2023 às 00h00min

Dia das Crianças: biblioteca do Butantan tem atividades lúdicas e contação de histórias

Neste feriado, o Instituto abrirá as portas para as famílias conhecerem novos livros; O evento será nos dias 12 e 13/10, das 10h às 16h

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/dia-das-criancas-biblioteca-do-butantan-tem-atividades-ludicas-e-contacao-de-historias/
Todos os livros sugeridos estão disponíveis no Espaço de Leitura Semear Leitores

Era uma vez um mundo diferente, divertido e colorido. Seus habitantes eram extremamente criativos e adoravam dar asas à imaginação. Neste planeta, os desafios eram constantes, mas resolvê-los também era uma oportunidade de ouvir os outros, trabalhar em grupo e buscar melhorias para a vida em sociedade. Quem vinha de fora, notava algo curioso: sempre que os habitantes desse planeta tinham um momento livre – um minutinho que fosse, não importava onde e nem sua idade –, eles baixavam a cabeça e se concentravam em algo que seguravam nas mãos: livros.

Por mais que seja fictícia, essa breve história não é tão irreal assim. Afinal, mergulhar de cabeça no enredo de um bom livro é uma das melhores formas de estimular a criatividade, a curiosidade e a imaginação, desenvolver a empatia, a autoconfiança e a independência, além de ser uma ótima maneira de conhecer – e compreender – assuntos pra lá de complexos.

Neste Dia das Crianças, o Portal do Butantan quer convidar você, seus amigos e sua família a conhecer nove livros incríveis. Tem opção para quem ama a natureza, para quem vive fazendo perguntas cabeludas e até para quem curte monstros!

E o melhor: todos os livros sugeridos nesta matéria estão disponíveis no Espaço de Leitura Semear Leitores, um ambiente superlegal dedicado ao público infantojuvenil, localizado na Biblioteca do Butantan. Neste feriadão, o ambiente estará aberto nos dias 12 e 13/10, das 10h às 16h, com contação de histórias às 10h e às 14h. Deixe a televisão, o tablet, o celular e o videogame de lado e vamos brincar de livro!

1. Série Pequenos livros sobre grandes pessoas (Vários autores | Editora Blucher)

Você já se perguntou o que fez de Leonardo Da Vinci um gênio das artes? Ou por que Stephen Hawking é um dos nomes mais importantes da ciência? As respostas para essas perguntas, assim como a trajetória de outros grandes nomes da história, estão nessa coleção. Com ilustrações divertidas e linguagem simplificada, os livros destrincham temas e teorias que nem mesmo a maioria dos adultos consegue explicar.

 

2. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo (Rachel Ignotofsky | Editora Blucher)

Mais uma dica para quem adora histórias inspiradoras de pessoas que deixaram a sua marca no mundo. Com imagens maravilhosas, a publicação mostra as contribuições de 50 mulheres notáveis nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, desde o mundo antigo até os dias de hoje – entre elas, a primatologista Jane Goodall e a física e matemática Katherine Johnson, responsável por calcular a trajetória do foguete que levou o primeiro homem à Lua, em 1969. Para quem sonha conhecer um laboratório, o livro também traz infográficos sobre equipamentos e um glossário científico ilustrado.

3. Como eu cheguei aqui? (Philip Bunting | Brinque-book)

Essa ai é uma pergunta que já deve ter pipocado na sua cabeça. E por mais que respondê-la seja uma tarefa bem complexa, esse livro dá conta do recado. Primeiro, explica o processo que deu origem às estrelas, ao Sistema Solar e à Terra. Depois, mostra como surgiram os seres vivos no nosso planeta, e como tudo foi evoluindo até que você – sim, você mesmo – chegasse aqui. Spoiler: todos os seres humanos têm a mesma origem e preservar o planeta onde vivemos é a única forma de garantir a preservação da espécie humana.

4. Vacinas (Jon Florance e Cara Florance | Editora Blucher)

Um livro didático e cativante para que todos possam entender, desde cedo, a importância das vacinas. Com imagens divertidas e uma linguagem simples e direta, explica a função do chamado sistema imunológico, assim como a forma pela qual as vacinas combatem os microrganismos que causam doenças, mantendo a população saudável com segurança.

5. Brasileirinhos da Amazônia: poesia para os bichos da nossa maior floresta (Lalau e Laurabeatriz | Companhia das Letrinhas)

Os amantes da natureza vão adorar os poemas e ilustrações que mostram moradores da maior floresta tropical e guardiã da maior biodiversidade do mundo. Tem representações de plantas, insetos e animais, entre eles o curioso cachorro-do-mato-vinagre e o poderoso besouro-hércules.

6. A África que você fala (Claudio Fragata e Mauricio Negro | Editora Globinho)

Essa leitura vai fazer a cabeça dos apaixonados por idiomas. O livro traz exemplos de diversas palavras de origem africana, como cafuné, quiabo, samba e até banana, que foram incorporadas ao vocabulário brasileiro, trazendo ainda mais dengo e ginga (opa, olha mais dois exemplos aí) à nossa língua portuguesa. Uma maneira incrível de entender como a África se faz tão presente no nosso dia a dia.

7. Favela (Regina Casé e Estevão Ciavatta | Wmf Martins Fontes)

Mais um livro recomendado aos curiosos por palavras. Nele, os autores explicam como uma árvore da Caatinga contribuiu para que a palavra “favela” ganhasse o significado que todos nós conhecemos hoje. Uma história interessante, recheada de ilustrações e que combina informações sobre um dos biomas brasileiros e a história do país.

8. Meu primeiro livro dos porquês: Precisamos das abelhas (Katie Daynes e Christine Pym |Edições Usborne)

Como é uma abelha bem de pertinho? Por que ela pousa nas flores? Onde ela faz seu ninho? Neste livro ilustrado, cada janelinha aberta pelo leitor revela uma informação sobre o maravilhoso mundo das abelhas. Por meio de perguntas intrigantes e respostas diretas, fica fácil, fácil entender por que esses bichinhos são essenciais para a nossa existência no planeta Terra.

9. Quando nasce um monstro (Sean Taylor | Editora Salamandra)

Pode acreditar: de acordo com pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), este livro de monstros é uma ótima maneira de aprender sobre o conceito matemático das probabilidades. Isso porque o enredo sempre apresenta duas possibilidades. Como diz o próprio autor: ou a pessoa o lê à noite, e ri até cair da cama, ou o lê de dia, e ri até cair no chão. Mas de jeito nenhum vai escapar de dar gargalhadas monstruosas!

O post Dia das Crianças: biblioteca do Butantan tem atividades lúdicas e contação de histórias apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp