17/10/2023 às 19h01min - Atualizada em 18/10/2023 às 00h00min

Defesa Civil e Prefeitura de Franco da Rocha realizam Olimpíadas do Conhecimento

Ações com rede municipal de ensino são para reduzir riscos e desastres; aproximação com comunidade permite maior percepção de risco

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/defesa-civil-e-prefeitura-de-franco-da-rocha-realizam-olimpiadas-do-conhecimento/

A Defesa Civil do Estado de SP e a Prefeitura de Franco da Rocha realizam nesta quarta-feira (18), às 8h30, a última fase das Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil. O programa envolveu 18 escolas da rede municipal de ensino que, desde o início do ano, realizam atividades educativas com os estudantes do 5º e 6º ano do ensino fundamental, com temas voltadas à redução de riscos e desastres.

A fase final da competição será realizada no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, com uma gincana de perguntas e respostas direcionadas aos alunos das três escolas finalistas. O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira e o Prefeito de Franco da Rocha, Nivaldo da Silva Santos, acompanharão pessoalmente as Olimpíadas.

Inicialmente, a Defesa Civil do Estado capacitou os professores da rede municipal de ensino e forneceu materiais didáticos, contendo cartilhas infantis e jogos educativos, que foram utilizados em sala de aula. Em seguida, os docentes trabalharam a temática com os alunos, desenvolvendo trabalhos escolares como produção de cartaz, slogan e jingle. Além destes conteúdos, os jovens também construíram maquetes reproduzindo as áreas de risco do município.

Cada uma das 18 escolas selecionou os melhores trabalhos criados e encaminhou para uma banca julgadora, formada por dois coordenadores pedagógicos e três técnicos da Secretaria Municipal da Educação. Após a avaliação, os três melhores projetos foram selecionados para irem à grande final, onde serão realizadas perguntas e respostas para os times formados por cinco alunos cada.

Para a seleção das questões a serem utilizadas na gincana, cada unidade escolar contribuiu com cinco perguntas sobre o tema desenvolvido com as crianças, tomando como referência a formação e o material ofertado pela Defesa Civil estadual. Ao final, as questões foram revisadas pelos técnicos do órgão.

Olimpíadas e outras medidas

No ano passado, o município de Franco da Rocha viveu uma de suas piores tragédias com o deslizamento de terra na Rua São Carlos, que deixou 18 pessoas mortas. Após essa ocorrência, o município vem desenvolvendo medidas para reduzir o risco de desastres na cidade. Além das Olimpíadas do conhecimento, a Defesa Civil municipal adotou o Mapa Comunitário de Risco, inovação do Estado de SP que traduziu os mapas de risco em uma linguagem didática para acesso à população. Em julho, foi realizado um exercício simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro. O treinamento envolveu os bairros presentes na mancha de inundação da represa e serviu para avaliar a eficácia dos planos de contingência e a capacidade de todos os órgãos envolvidos, em caso de situação real.

Criado pela Defesa Civil do Estado, o Programa Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil foi idealizado pela Regional da Baixada Santista e aplicado na rede de ensino municipal e estadual das escolas da região.

Programa Escola + Segura em Educação em Redução de Riscos e Desastres

Outra iniciativa educacional realizada no estado de São Paulo é o Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) que visa ao aumento da resiliência da comunidade escolar, por intermédio de ações relacionadas com a promoção do conhecimento sobre riscos e desastres, com a comunicação de risco e com a prática de exercícios simulados de situações emergenciais. Foi desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e Segurança Pública e pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, baseando-se em princípios internacionais de construção da resiliência a desastres e alinhado com a Organização das Nações Unidas (ONU) e da campanha mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).

Ele está estruturado em três frentes de atuação: Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD, alerta sobre riscos de desastres e protocolo de Proteção à vida Diagnóstico (matriz de risco). São realizadas trilhas formativas gravadas por agentes da Defesa Civil e por professores da rede de ensino. O material é acessível para todos os docentes e alunos por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Educação.

O post Defesa Civil e Prefeitura de Franco da Rocha realizam Olimpíadas do Conhecimento apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp