24/10/2023 às 22h18min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h00min

Entenda as possíveis implicações legais da nova acusação de plágio de Melody

Empresário musical Jeff Nuno explica que Melody enfrenta acusações de plágio após vazamento de música com sample de Halsey

Fabiano de Abreu
© Divulgação
A cantora Melody encontra-se mais uma vez no centro de uma polêmica, desta vez enfrentando acusações de plágio após o vazamento de uma música que supostamente contém um sample da canção  "Without Me", da cantora Halsey. O incidente gerou debate nas redes sociais, com fãs e críticos questionando se Melody obteve permissão legal para usar o sample original em sua música.

Alegações de plágio e implicações legais

As alegações de plágio são um sério problema no mundo da música e podem ter consequências significativas na justiça. No caso de Melody, as acusações se concentram na possibilidade de ela ter usado a batida e ritmo da música de Halsey sem a devida autorização da equipe da cantora. 
Jeff Nuno, empresário musical, destaca a importância da obtenção de permissão para o uso de samples musicais: "A questão dos samples é extremamente delicada no mundo da música. Qualquer uso não autorizado de uma parte significativa de uma música preexistente pode resultar em acusações de plágio e em implicações sérias para os artistas envolvidos”, alerta o especialista.

Se ficar comprovado que Melody usou o sample de Halsey sem permissão, ela poderá enfrentar processos legais, multas substanciais e a obrigação de pagar danos a Halsey e sua equipe. Isso inclui a possibilidade de ações judiciais por violação de direitos autorais.


Para evitar problemas legais relacionados a isso, os artistas precisam obter autorização e clearance adequados. Isso envolve obter permissão dos detentores dos direitos autorais da música original e, muitas vezes, pagar uma taxa pelo uso do sample, "Artistas devem sempre garantir que têm os direitos necessários para o uso de materiais de outros artistas em suas músicas. Isso não apenas evita problemas legais, mas também promove a integridade criativa na indústria da música”, ressalta o profissional.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp