04/11/2023 às 19h19min - Atualizada em 05/11/2023 às 00h00min

Boletim sobre a situação de serviços afetados pelas chuvas – 19h

SP recebeu do Governo Federal garantia de fornecimento de energia elétrica nas escolas que serão utilizadas para a realização do Enem

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/boletim-sobre-a-situacao-de-servicos-afetados-pelas-chuvas-19h/

No final da tarde deste sábado (4), o Governo de São Paulo recebeu do Ministério de Minas e Energia a garantia de fornecimento de energia elétrica em todas as escolas que serão utilizadas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos municípios paulistas.

Desde a manhã, o governador Tarcísio de Freitas manteve tratativas com o ministro Alexandre Silveira para que os estudantes paulistas não fossem prejudicados após danos nas redes de infraestrutura provocadas por tempestades e rajadas de vento na sexta (3).

A gestão paulista se empenhou para assegurar condições para que o primeiro dia do Enem, neste domingo (5), transcorra sem intercorrências. O Governo Federal confirmou que as concessionárias irão alocar geradores nos locais de prova em que o fornecimento de energia elétrica não for restabelecido pelas redes de distribuição.

Portanto, a orientação aos estudantes que farão o Enem é comparecer no horário e local já estabelecidos pelo Ministério da Educação neste domingo.

O Governo de São Paulo também permanece em contato com as concessionárias de energia elétrica, que atuam sob regulação federal, para reforçar a necessidade de esforço emergencial e a urgência na normalização do fornecimento em todos os locais que permanecem sem energia. A gestão estadual orientou prioridade máxima nos religamentos de eletricidade em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e locais de provas do Enem.

Até o início da tarde, as concessionárias Enel, CPFL e EDP informaram desligamentos de energia nas cidades de São Paulo, Osasco, Ourinhos, Avaré, Itapetininga, Sorocaba, Salto, Itu, Indaiatuba, Santos, Bauru, Jaú, Piracicaba, Americana, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Poá, Guaratinguetá, Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté, Lorena, Santa Branca, Pindamonhangaba, Jacareí, Caçapava, Monteiro Lobato, Cachoeira Paulista, Roseira, Tremembé, Aparecida, Cruzeiro, Jambeiro, Potim e Canas.

Abastecimento de água

A Sabesp está em contato com as concessionárias de eletricidade e solicita que a população reduza o consumo de água até a normalização completa dos serviços. Sem energia, houve paralisação em diversas instalações e estações elevatórias, reduzindo o nível dos reservatórios da companhia.

Até o fim da tarde, os pontos mais críticos na capital ficavam nas regiões de Americanópolis, São Mateus, Itaquera, Vila Mariana, Vila Clara, Santa Etelvina, Cidade Tiradentes, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jardim Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Morumbi e Capão Redondo.

Na Grande São Paulo, o desabastecimento afeta os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Diadema, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Suzano.

Os reservatórios dos municípios de Santo André, Mauá e do bairro de Guaianases, em São Paulo, estão em recuperação. O retorno da água aos imóveis acontecerá de forma gradual.

A Sabesp está trabalhando de forma emergencial para abastecimento dos locais críticos com caminhões-tanque, mas ainda não há uma previsão para o restabelecimento total do fornecimento regular de água.

Defesa Civil

Os acidentes decorrentes das chuvas extremas provocaram seis mortes em todo o estado, segundo a Defesa Civil. Uma pessoa morreu em Limeira, atingida por um muro; uma em Osasco, após queda de árvore sobre um carro; uma em Santo André, atingida por destroços que caíram de um prédio; e uma em Suzano e duas na capital, todas após quedas de árvores. A Defesa Civil também atendeu cerca de cem desabamentos em todo o estado, em ocorrências com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis.

As Defesas Civis estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências em 40 cidades. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

O post Boletim sobre a situação de serviços afetados pelas chuvas – 19h apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp