08/11/2023 às 10h29min - Atualizada em 08/11/2023 às 10h29min

Após calor extremo, contas de luz assustam clientes: saiba como conferir ou parcelar a energia em MS

Com uso intenso, geladeira, ventilador e ar-condicionado são os vilões nas contas de energia que chegam a dobrar para alguns clientes de Mato Grosso do Sul

Priscilla Peres
Conta de energia elétrica (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul vive dias de calor extremo e desde setembro viu a temperatura ficar até 5°C mais alta. As ondas de calor fizeram Campo Grande bater recordes consecutivos, chegando a 36,8°C em setembro e 39,4°C em outubro. E o que isso tem a ver com a conta de energia? Tudo.

Além do aumento no consumo de ares condicionados, ventiladores e climatizadores, o calor também impacta no consumo de outros eletrodomésticos. Aparelhos com compressores de ar, como geladeiras e freezers, são altamente impactados pelo calor externo e claro, refletem na conta de energia.
 
 

"É por esse motivo que mesmo mantendo a rotina da casa a conta de energia sobe, porque o consumo desses aparelhos aumenta devido ao calor externo. É previsto que de outubro a dezembro o consumo aumente justamente por esses fatores", explica Ortiz.

Aumento de impostos impactam na conta
Tabela de consumo de ar condicionado (Foto: Concen/MS)
  • O coordenador comercial Energisa, Jonas Ortiz esclarece que o consumidor precisa ficar atendo a faixa de consumo, pois pode acontecer de um pequeno aumento gerar um grande impacto no valor.

    Em meio aos dias de calor extremo é possível economizar?

    “Nós fizemos essa conta, mas não teve aumento no preço da energia. É mesmo o consumo que aumentou, um ar condicionado de 10 mil btus ligado durante o mês, por exemplo, ele dá um impacto considerável nas contas de energia. E mesmo aqueles que não tem ar condicionado, em dias de muito calor acabam consumindo bem mais”, conta.

    Equipamentos antigos podem consumir ainda mais energia elétrica, por isso é importante ficar atento a algumas situações. Verifique se os equipamentos da casa têm o selo Procel e se o consumo é A, que indica maior eficiência no consumo de energia. Equipamentos com indicação B, C ou D devem ser utilizados com cuidado.

Para ver detalhes sobre o seu consumo, você pode conferir os detalhes dos kWh consumidos pela sua residência em diferentes períodos do ano.

Confira no exemplo abaixo:

Consumo de energia em MS bateu recorde em setembro

No dia 21, primeiro grande pico, o consumo chegou a 1.248 watts por hora. O recorde foi batido quatro dias depois, quando no dia 25 a empresa registrou uso diário de 1.395 watts por hora. No dia seguinte, 26 de agosto, uma nova elevação: 1.403 watts por hora.

Energisa e Concen alertam para aumento no consumo

“Dezembro está chegando e com ele as  escolares. Isso significa crianças em casa o dia todo, pais mais tempo em casa e o calor parece que não dará trégua. Por isso é importante economizar para evitar sustos na conta”, explica Rosimeire Costa, presidente do Concen/MS.

A Energisa esclarece ainda que quando o consumidor pede a revisão da tarifa, ela é feita, mas o que acontece é que na grande maioria das vezes o consumo realmente aumentou muito. “É preciso um consumo consciente da energia para evitar sustos”, afirma Jonas Ortiz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp