13/11/2023 às 22h01min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

Portugal avança de fase na SSL Gold Cup

Fase de mata mata começa nas Ilhas Canárias com oito equipes classificadas para a próxima fase

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/43126096ce/portugal-avanca-de-fase-na-ssl-gold-cup.html
Martina Orsini | SSL Gold Cup

Os primeiros classificados vindos dos mata-matas da SSL Gold, a Copa do Mundo da Vela, foram conhecidos nesta segunda-feira (13). As regatas são realizadas no Real Club Náutico de Gran Canaria, na Espanha.

As equipes disputaram regatas em quatro grupos de quatro países, e os dois primeiros colocados de cada passaram de fase. Três seleções das Américas seguiram para os próximos duelos match race na ilha espanhola: Antígua, Bermuda e Chile.

O Brasil só entra na fase de oitavas-de-final e terá o bicampeão olímpico Robert Scheidt no comando ao lado de Martine Grael e outros nomes de peso. A estreia do SSL Team Brasil será na terça-feira (21). A decisão será em 3 de dezembro.

Após as regatas dos mata-matas, avançaram no Grupo 1 os países Tahiti, com 19 pontos, e Eslovênia, com 14, deixando para trás Bulgária e Peru. No Grupo 2, a Lituânia passou em primeiro levando junto em segundo a África do Sul. Ficaram pelo caminho Omã e República Tcheca.

No Grupo 3, o mais equilibrado da SSL Gold Cup até agora, os portugueses foram bem na última regata e passaram de fase, seguido pela Estônia. Os chilenos conseguiram a vaga com a pontuação do melhor terceiro colocado, e os cubanos ficaram de fora. 

''É um formato fantástico este da SSL Gold Cup. É inovador, diferente de tudo que vimos antes na vela, apesar de ser desafiador. É muito importante esse campeonato, pois dá oportunidade a todos os velejadores''.contou Afonso Domingos, comandante de Portugal.. 

Na outra chave, Malásia e Bermuda fizeram as melhores campanhas e a Antígua entrou nos mesmos moldes do Chile.

Assista ao vivo as regatas em https://www.youtube.com/@Starsailors

SSL Team Brasil

O bicampeão olímpico Robert Scheidt convocou a equipe para as regatas na ilha espanhola e o grupo viaja na semana que vem à ilha.

A tripulação terá nomes de peso da vela nacional como a bicampeã olímpica Martine Grael e os campeões mundiais de Snipe Gabriel Kieling e Gabriel Borges, além do velejador André Fonseca Bochecha, que fez três voltas ao mundo. Vestem a camiseta verde e amarela também Henry Boening, Juninho de Jesus, Mário Tinoco e Alfredo Rovere.

As novidades em relação à última convocação para os treinos da Suíça em 2022 são as entradas de Pedro Trouche, Gabriel Kieling e Henrique Gomes. O atleta olímpico Joca Signorini fará uma cirurgia e não poderá fazer parte do time como tático, função que será assumida por Martine Grael. Já Kahena Kunze estará na SailGP.

''Assisti todas as regatas e vi um nível técnico muito alto. Espero que a nossa hora de velejar chegue logo'', contou Pedro Bolder Trouche.

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp