17/11/2023 às 11h46min - Atualizada em 17/11/2023 às 11h46min

Mais seguro, MS apresenta redução de todos os índices criminais pelo sexto mês consecutivo

Mais seguro, MS apresenta redução de todos os índices criminais pelo sexto mês consecutivo

Este é o sexto mês consecutivo que a segurança pública de Mato Grosso do Sul apresenta redução de todos os 12 índices criminais monitorados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. As maiores reduções foram registradas nos roubos seguidos de morte que caíram -54,5% e nos feminicídios -35,3%, no comparativo de outubro desse ano com o mesmo período de 2022.

Todos os crimes contra o patrimônio apresentaram reduções expressivas no período. Os furtos de veículos sofreram redução de -22%, os roubos em residências de -18,8%, os roubos de veículos de -19,1%, os furtos em residências -15,2% e os roubos em geral -12,5%.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes, acredita que o trabalho ostensivo e preventivo realizado pela PM no estado, bem como do esforço conjunto da corporação e a colaboração com a comunidade são fatores-chave para alcançar esse resultado positivo.

“Os índices de criminalidade diminuíram significativamente e devemos atribuir esse sucesso ao comprometimento dos policiais que trabalham incansavelmente para garantir a segurança da população”, destaca.

O levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul demonstra maior segurança nas ruas e comércios. Os roubos a estabelecimentos comerciais reduziram -13,3% e em vias urbanas - 11,3%.

Os trabalhos realizados por todas as forças de segurança também contribuíram para a preservação de vidas. Os homicídios apresentaram queda de -10,4% no mês de outubro deste ano, com 344 mortes violentas, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados em Mato Grosso do Sul 384 assassinatos.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel Filho, a repressão realizada pela Polícia Civil também contribuiu para a queda dos crimes.

“A gente tem feito um trabalho de repressão muito forte buscando fazer com que o criminoso entenda que em Mato Grosso do Sul, o crime não compensa. Nós estamos extremamente felizes com esses números, com estas reduções, por poder passar para a população a segurança que ela tanto deseja. Isso é fruto de investimento do Governo do Estado e planejamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública”, enfatiza Gurgel.

Antonio Carlos Videira, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública lembra que mais importante que a redução de índices criminais, é a sensação de segurança percebida pela população. “Sensação de segurança é indispensável para quem vive e para aqueles que investem no nosso estado”, pontua.

-85,7% de roubos seguidos de morte na capital

Expressivas quedas também foram registradas nos crimes contra o patrimônio em Campo Grande, onde os roubos seguidos de morte caíram -85,7%, os furtos de veículos -30,9, os roubos em residências -25,4%, os furtos em residências -22,5% e os roubos a comércios -14,7%.

Em números absolutos, significa dizer que em outubro de 2023 tivemos na capital 1 roubo seguido de morte, contra os 7 registrados no mesmo mês do ano passado. Furtos de veículos foram 639 casos a menos, dos roubos em residências foram 29 casos a menos, já que foram contabilizados 85 casos neste ano e em 2022 foram 114 ocorrências.

A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Mato Grosso do Sul, Elaine Benicasa, atribui a redução de feminicídios ao resultado da maciça campanha e ações de toda a rede de proteção à mulher.

“A mulher informada se sente encorajada em fazer a denúncia e quando ela registra a ocorrência, solicita, na maioria das vezes, a medida protetiva, o que já causa certo temor ao autor. Muitas vezes é suficiente para que ele não reincida em novas ameaças, em novos crimes”, finaliza.

Joelma Belchior, Comunicação Sejusp
Fotos: Ascom/PMMS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp