22/11/2023 às 19h11min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h00min

Brasil faz regata emocionante e segue vivo na disputa da Copa do Mundo de Vela

Regatas da SSL Gold Cup são realizadas em Gran Canárias, na Espanha, e estão na fase de oitavas-de-final

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.net/2023/11/22/brasil-segue-vivo-na-disputa-da-copa-do-mundo-de-vela/
Gilles Morelle

O segundo dia de regatas das oitavas-de-final da SSL Gold Cup foi realizado nesta quarta-feira (22), em Gran Canárias, na Espanha. O barco da Seleção Brasileira de Vela, liderado por Robert Scheidt, fez um duelo de tirar o fôlego pelo segundo lugar contra a Polônia. A diferença entre os dois veleiros foi de apenas meio metro.

Com o segundo lugar na prova, que foi realizada com ventos de baixa para média intensidade, o SSL Team Brasil segue em segundo lugar na classificação geral do grupo com 6 pontos. O líder é a Lituânia, que ganhou novamente a regata da chave, e soma 8 pontos. Polônia e Tahiti somam 3 pontos cada.

O resultado foi importante para os comandados de Robert Scheidt, já que apenas os dois primeiros de cada grupo passam às quartas-de-final. A próxima regata será nesta quinta-feira (23) envolvendo as quatro nações. A decisão da vaga será na sexta-feira (24) com uma prova com pontuação dobrada. 

''Foi uma regata muito difícil, com muita diferença de pressão na raia. Chegamos a estar em último no contravento, mas recuperamos com bom trabalho em equipe e decisões a bordo. No último popa salvamos um segundo'', disse o campeão pan-americano e mundial de vela Gabriel Borges.

O time brasileiro foi novamente escalado com Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Gomes, Henry Wisni, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Martine Grael e Robert Scheidt. Os suplentes foram Gabriel Kieling e Pedro Trouche.

A vantagem sobre a Polônia foi na 'cabeçada', como brincou Gabriel Borges. Os dois barcos se aproximaram da linha de chegada e o resultado foi literalmente no photo finish. Os brasileiros abriram vantagem na segunda colocação geral, mas o grande objetivo da tripulação é terminar o grupo em primeiro lugar.

O formato da Copa do Mundo de Vela SSL Gold Cup é igual nesta fase de mata-mata, com quatro barcos disputando duas vagas e uma regata de 45 minutos por dia. ''Ontem fizemos a estreia e estamos entrando um pouco frios na competição. Lituânia e Tahiti vieram da fase anterior e estão mais aquecidos. Fizemos dois dias bons, mas precisamos evoluir a cada dia'', explicou Robert Scheidt.

''Foi um bom dia para nossa tripulação, porque o primeiro dia de campeonato sempre tem aquela tensão da estreia, né? Ninguém sabe muito bem o que esperar. Mas eu acho que a gente velejou o barco bem, tem sempre um pouco a evoluir a cada dia, então vamos fazer uma boa reunião hoje, tentar melhorar as coisas que a gente pode aprimorar para amanhã''.

O Real Club Náutico de Gran Canaria recebe a SSL Gold Cup e as regatas podem ser acompanhadas no site https://www.youtube.com/@Starsailors, a partir de 7h. 

Os argentinos ficaram em segundo na regata do dia, mas ainda lideram. Malásia, Hungria estão empatadas em segundo e os EUA estão em último. Na chave chilena, o país sul-americano reagiu ficando em segundo lugar. Quem lidera é a África do Sul, seguida pela Suíça. A Noruega é a última de seu grupo.

Portugal segue com duas vitórias em duas regatas, liderando com 4 pontos vantagem sobre Suécia, França e Eslovênia. O comandante Afonso Domingos aprovou mais uma boa atuação dos Heróis do Mar.

''Vencemos as últimas três regatas, mas tivemos sorte e muita consistência. Mesmo assim falta muita coisa pra melhorar a bordo. Temos condições de atingir um nível ainda melhor, mesmo com pouco tempo de treino''.

Tabela 

1º - Lituânia - 8 pontos
2º - Brasil - 6 pontos
3º - Polônia - 3 pontos
4º -Tahiti - 3 pontos 

Numeração 

1 Alfredo Rovere
2 Juninho de Jesus
3 Henrique Gomes
4 Henry Boening
5 Gabriel Borges
6 Mario Tinoco
7 André Fonseca
8 Gabriel Kieling
9 Martine Grael
11 Pedro Trouche
10 Robert Scheidt

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.

Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp