09/12/2023 às 11h56min - Atualizada em 11/12/2023 às 00h00min

Final da Copa Truck e 8ª etapa da NASCAR Brasil terão sistema de filmagem

Video Assistant Steward (VAS) vem para auxiliar os comissários desportivos

Tuddo Assessoria
tuddo assessoria
Divulgação
O Autódromo de Interlagos será palco da decisão da Copa Truck e da NASCAR Brasil no próximo dia 10 de dezembro.

E essa etapa da competição terá uma grande novidade: a implantação do sistema de filmagem para apoio aos comissários desportivos e direção de prova, o VAS – Video Assistante Steward. A tecnologia é como se fosse o VAR no futebol. 

A empresa Kallimage cuidará da implantação e operacionalização do sistema composto por 29 câmeras espalhadas em pontos estratégicos no traçado do autódromo para que sejam os “olhos” dos comissários desportivos na pista.

O objetivo é, além de apoiar as decisões técnicas e esportivas, garantir a segurança dos pilotos e da prova

“Temos tecnologia avançada para oferecer o que há de melhor. O VAS é mais sofisticado e complexo do que o VAR no futebol. Nos estádios, as câmeras estão sempre apontadas para um lance, nos entornos da bola e o árbitro pode paralisar a partida para analisar o replay do lance pelo tempo que achar necessário. No automobilismo, a dificuldade é muito maior, pois com os carros espalhados pela pista e disputando posições podem haver, simultaneamente, várias infrações, incidentes de penalização e acidentes em todos os pontos do traçado. O diretor de prova não pode parar a corrida para analisar cada lance. Todas as decisões precisam ser muito rápidas, precisas e certeiras, pois qualquer penalidade a um piloto infrator deve ser aplicada antes da corrida acabar”, conta André Pires, proprietário da Kallimage.

A Kallimage é responsável por filmagens esportivas e operacionais há mais de 20 anos.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp