11/12/2023 às 11h08min - Atualizada em 11/12/2023 às 11h08min

Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em Mato Grosso do Sul

Prazo para plantio de soja tem alterações neste final de ano em Mato Grosso do Sul

O último dia para o plantio de soja em Mato Grosso do Sul será 24 de dezembro. Após esta data, começa o período conhecido como vazio sanitário da soja, quando é proibido o plantio da cultura.

A medida é adotada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, ligada à Semadec (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base em determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O vazio sanitário deve ter no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o risco de desenvolver a ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

A medida implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolver doenças ligadas aos fungos destas plantações.

Em caso de dúvidas, orientações ou denúncias, entre em contato com a Iagro através dos números: 0800 647 2788 ou (67) 99971-8163.

João Pedro Flores, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp