28/12/2023 às 17h46min - Atualizada em 04/01/2024 às 00h00min

Turistas correspondem a 42% das inscrições feitas até agora para a ‘Corrida da Virada’ do Rio

Com 2,2 mil inscritos, SP lidera a lista de estados com o maior número de participantes na Corrida de Vera Cruz. MG vem em segundo, com 1,5 mil corredores

Corrida de Vera Cruz
Divulgação

A estreia do esporte nas comemorações do Réveillon no Rio de Janeiro já começa a atrair turistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo. A primeira edição da Corrida de Vera Cruz, marcada para as 7h manhã do dia 31 de dezembro, registrou até agora cerca de 10 mil inscrições - desse total, 2,2 mil participantes são de São Paulo, cidade onde acontece a tradicional corrida de São Silvestre. Minas Gerais vem logo atrás, com 1,5 mil participantes atraídos pelo evento, realizado pela Norte Marketing - empresa especializada em eventos esportivos e culturais - com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio

Turistas estrangeiros também foram atraídos pela novidade: o balanço parcial mostra que pelo menos 500 visitantes estão na contagem regressiva para fazer as malas rumo a já apelidada “Corrida da Virada”, com percursos de 15 e 7,5km entre o Aterro do Flamengo e o Centro Histórico da capital fluminense, passando pelos principais cartões-postais da cidade.

“O Réveillon do Rio de Janeiro tem praia, mar, uma variada programação musical e cultural e uma das mais impressionantes queimas de fogos do planeta. Só faltava o esporte para animar ainda mais essa festa, e com a Corrida de Vera Cruz, moradores e visitantes terão a oportunidade de fechar o ano de forma memorável. Certamente é um evento que vem para ficar no calendário permanente do estado, e a melhor opção para quem gosta de provas de corrida de rua em meio a um cenário natural esplendoroso como o da Cidade Maravilhosa”, disse o secretário estadual de esporte e lazer, Rafael Picciani.

O trajeto da Corrida de Vera Cruz passa por: Aterro do Flamengo (com direito a uma incrível vista do Corcovado e do Pão de Açúcar), Monumento aos Pracinhas, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Moderna (MAM) e o Aeroporto Santos Dumont. O nome da prova é uma homenagem à história do Brasil, em referência ao seu primeiro nome: Terra de Vera Cruz.

A escolha simboliza um convite direto para todos os brasileiros celebrarem o Réveillon correndo em um percurso especial. O slogan “Rio. Recomeço. Renovação” transmite a essência da Corrida de Vera Cruz, que é fomentar o esporte em um momento tão especial na vida dos brasileiros. E o melhor, na praia, que combina totalmente com o Réveillon.

Um desafio que muda vidas

A expectativa por uma virada de ano em meio a atividades de esporte e lazer já tomou conta da publicitária Rafaela Arlotta, de 38 anos, corredora amadora há quase uma década. Ela conta que seu primeiro contato com a corrida foi ainda criança, ao lado da mãe, praticante assídua da modalidade, mas naquela época a prática não despertou tanto o seu interesse. Na passagem para a vida adulta – e o consequente foco no crescimento profissional - Rafaela conta que deixou de cuidar da saúde e virou uma mulher obesa. A “chave virou” com o nascimento da filha, Mel, dez anos atrás. “Ali eu resolvi mudar e tudo o que eu lembrava era de correr”. De lá para cá, 34 kg foram eliminados nessa história passada em nove maratonas, 26 meias-maratonas e mais de cem provas concluídas. E a próxima já tem data:

“Dia 31 de dezembro, na Corrida de Vera Cruz. Será icônica. Para mim, marca meu retorno ao Rio de Janeiro depois de passar os últimos dois anos em São Paulo por motivos de trabalho. Acabei de voltar e estou muito feliz. Foi nas ruas do Rio que eu descobri a Rafa que eu gosto de ser, que é a Rafa corredora, a Rafa que se cuida. Vai ser lindo estar nessa corrida, eu espero muita gente do meu lado compartilhando a energia incrível dessa prova” disse Arlotta.

Lei Estadual de Incentivo ao Esporte garante calendário de corridas em 2024

Os eventos de corrida têm se tornado cada vez mais populares ao redor do mundo e o estado do Rio de Janeiro comprova isso: ao longo de 2023, foram 198 corridas somente na capital. As outras regiões do estado não ficaram atrás: cidades como Teresópolis, Saquarema, Ilha Grande, Angra dos Reis, Itaboraí, Duque de Caxias e São Gonçalo também sediaram eventos de corrida de rua fomentados pela Lei de Incentivo.

Para 2024, a tendência continua. Já são mais de 13 corridas previstas pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, algumas com lotes de ingressos esgotados antes mesmo de 2023 terminar. Além das tradicionais corridas de São Sebastião e Maratona do Rio, ambas com versões para o público infantil, o município também está pronto para receber as corridas Rio Antigo, Meia-maratona do Cristo, Circuito das Estações, Night Run, Rio S21k, dentre outras.  Fora da capital há eventos já programados em Paraty, na Costa Verde, que promete ser palco da maratona Brazil UTMB, e Teresópolis, na região serrana, onde está previsto o Circuito das Serras Uphill, com percursos de 21Km e 8,5Km.

A Corrida de Vera Cruz tem patrocínio de Parmalat WheyFit, BMC, Visit.rio, Secretaria de Esportes da Cidade do Rio de Janeiro, RioTur e Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e apoio da Riachuelo.

Serviço  
Corrida de Vera Cruz  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp