04/01/2024 às 16h43min - Atualizada em 05/01/2024 às 00h00min

Operação Impacto: PM prende 79 mil pessoas e apreende 156 toneladas de drogas em um ano

Ação reforçou o policiamento no estado para reduzir indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança da população

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/operacao-impacto-pm-prende-79-mil-pessoas-e-apreende-156-toneladas-de-drogas-em-um-ano/

A Polícia Militar prendeu 79 mil pessoas e apreendeu 156 toneladas de drogas em 2023, durante a Operação Impacto, que foi deflagrada em todo o Estado. Dentre os presos, 26,6 mil eram procurados da Justiça.

A operação foi realizada com o objetivo de ampliar a ação ostensiva para aumentar a sensação de segurança da população e reduzir os indicadores criminais por meio de planejamento estratégico baseado no uso de inteligência policial e geoprocessamento de dados, que permite identificar os pontos com os maiores índices de criminalidade.

A ação também teve desdobramentos em áreas específicas, que apresentaram maiores índices de crimes, sobretudo os contra o patrimônio. No Centro de São Paulo, o policiamento foi ampliado com mais de 120 agentes diariamente nas ruas. Além disso, outras regiões também tiveram reforço em dias específicos, como a Faria Lima e a Avenida Paulista.

Como resultado, a operação contribuiu para a queda dos indicadores de roubos no Estado. Os roubos em geral registraram queda de 5,8%, e os de veículos, 8,8%.

“Os números da Operação Impacto falam por si só. Logo no começo da nossa gestão colocamos nas ruas essa operação para que os criminosos – e a população – soubessem que a polícia estaria presente, e foi assim durante todo o ano. A Polícia Militar abraçou esta operação e respondeu com produtividade exemplar e com um recado claro: a criminalidade não terá descanso enquanto estivermos à frente da Segurança Pública”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Outros resultados

Além dos presos e das drogas recolhidas, a ação também retirou das ruas, entre 11 de janeiro de 2023 e 1 de janeiro de 2024, mais de 4,3 mil armas de fogos irregulares, que poderiam estar nas mãos de criminosos.

No mesmo período, a operação vistoriou mais de 3,7 milhões de veículos nas ruas e estradas paulistas. Destes, 117,3 mil carros e 58,9 mil motos que estavam em situação irregular, colocando a vida de motoristas, passageiros e pedestres em risco, foram apreendidos.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Operação Impacto: PM prende 79 mil pessoas e apreende 156 toneladas de drogas em um ano apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp