05/01/2024 às 13h46min - Atualizada em 05/01/2024 às 13h46min

Barbosinha, governador em exercício, não vai ao ato pela democracia em Brasília

O Congresso Nacional sedia na próxima segunda-feira (8), às 15h, uma cerimônia para marcar um ano da invasão de extremistas de direita aos prédios dos Três Poderes da República, em Brasília

VALESCA CONSOLARO
Vice-governador, Barbosinha, em exercício até o dia 14 de janeiro - Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Além de senadores de Mato Grosso do Sul contrários ao ato “Democracia Inabalável”, a ser realizado na segunda-feira (8) , o vice-governador do Estado, Barbosinha (PP), em exercício durantes as férias de Eduardo Riedel (PSDB), informou que não vai comparecer ao ato em Brasília.

A informação foi divulgada pela assessoria do vice-governador, que deve cumprir agendas não especificadas em Mato Grosso do Sul. 

Quanto ao governador Eduardo Riedel, que está de férias até 14 de janeiro, sua equipe informou que até esta data, ele estará ausente e que quem responde pelo Executivo sul-mato-grossense é o vice-governador José Carlos Barbosa.

A ausência do executivo de MS acontece em meio ao clima de tensão, em que dois senadores do Estado assinaram um documento contra o ato, junto a outros 28 senadores

Uma é a senadora Tereza Cristina (PP), presidente do mesmo partido de Barbosinha. Outro senador que assinou o documento é Nelsinho Trad (PSD). 

Com relação ao poder Executivo do estados, em geral, governadores cumprem férias, mas nem todos vão deixar de ir à solenidade em Brasília por causa disso. 

A exemplo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), do mesmo partido do governador Eduardo Riedel, que vai suspender as férias temporariamente para marcar presença no ato. 

Ele permaneceria de férias até 10 de janeiro e estava em Trancoso, na Bahia. Ontem (4), ele declarou ao site GZH que interromperia o descanso para ir ao evento, por considerá-lo "um ato de importante simbolismo". 

Ausência de governadores 

Em contexto geral, governadores de oposição a Lula citam viagem, férias e check-up para não comparecer ao ato de 8 de janeiro. Alguns líderes do executivo estadual já confirmaram a ausência. 

O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) é um dos que não comparecerá ao ato em Brasília. A assessoria informou que ele está em viagem pela Europa e retorna ao Brasil apenas em 9 de janeiro. O vice-governador, Felício Ramuth (PSD), informou que estará em viagem à China.

Outro governador que se ausenta é o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). De acordo com apuração de O Globo, a Secretaria de Comunicação de Minas informou que a agenda do governador “ainda não está definida”.

Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, também informou que não iria comparecer. Ele está de férias em Miami, nos Estados Unidos, onde fica até o dia 15 de janeiro.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), também não deverá comparecer. A assessoria informou que ele deverá ficar no estado para “compromissos previamente marcados”.

Outro a se ausentar é o governador do Rio, Claudio Castro (PL). O Palácio da Guanabara respondeu que ele teria uma reunião do secretariado marcada para o dia 8 de janeiro. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp