09/01/2024 às 11h04min - Atualizada em 09/01/2024 às 11h04min

Nasa deve anunciar atraso em missão de retorno da humanidade à Lua

Objetivo da Nasa é levar o homem de volta à Lua em 2025, o que não ocorre desde o fim do programa Apollo, em 1972

Kristin FisherJackie Wattlesda CNN
Missão Artemis I decolando em um salto histórico para o programa lunar da Nasa Joel Kowsky/NASA

É esperado que a Nasa anuncie nesta terça-feira (9) um “atraso de meses” para a primeira missão tripulada do seu principal programa, o Artemis, de acordo com um atual e um ex-funcionário da agência.

O atraso afeta a missão Artemis II da Nasa, que visa enviar quatro astronautas em uma viagem para voar pela Lua e estava programada para decolar em novembro deste ano.

A missão não deverá ocorrer antes de 2025, segundo as fontes, que confirmam meses de especulação de que um atraso era iminente.

O inspetor-geral da Nasa sugeriu possíveis atrasos para a missão em um relatório de novembro, citando três desafios principais que a agência espacial deve enfrentar antes de poder levar humanos à Lua com segurança.

Primeiro, a estrutura terrestre usada para construir, transportar e lançar o enorme foguete do Sistema de Lançamento Espacial do programa, apelidado de Mobile Launcher 1, “apresentou mais danos do que o esperado”.

O relatório de novembro afirmava que os reparos na estrutura estavam em andamento.

Em segundo lugar, o escudo térmico da espaçonave Orion, destinada a ser o lar dos astronautas em Artemis 2, “sofreu de forma inesperada” durante Artemis 1.

Nessa missão, Orion foi exposta a cerca da metade da temperatura da superfície do Sol quando reentrar na atmosfera da Terra.

Finalmente, o inspetor-geral observou o que os funcionários da NASA acreditam ser “o principal caminho crítico” para a missão Artemis 2: preparar a Orion para a sua primeira tripulação e integrá-la ao Módulo de Serviço Europeu, que fornece energia e propulsão.

O “caminho crítico” no planejamento do projeto refere-se ao aspecto da missão que deverá durar mais tempo.

Metas de Ártemis

A missão Artemis 2 foi programada para se basear na conclusão bem-sucedida da missão Artemis 1, um vôo de teste não tripulado que enviou a cápsula Orion da Nasa em uma viagem de 2,2 milhões de quilômetros para contornar a Lua. Essa jornada foi concluída em dezembro de 2022.

A missão Artemis 2 será a primeira vez em que humanos orbitarão a Lua desde o fim do programa Apollo. A tripulação, anunciada em abril, inclui Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, bem como o astronauta Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.

A viagem deverá durar cerca de 10 dias e enviará a tripulação para além da Lua. A missão deve ser potencialmente o mais longe no espaço do que qualquer ser humano alguma vez viajou, embora a distância exata ainda não tenha sido determinada.

Espera-se que Artemis 2 prepare o caminho para a missão Artemis 3 no final desta década, que a Nasa prometeu colocar uma mulher e uma pessoa negra na superfície lunar pela primeira vez.

Também marcará a primeira vez que humanos pousaram na Lua desde que o programa Apollo terminou em 1972.

A Nasa tem como meta uma data de lançamento para 2025 para o Artemis 3, embora o inspetor-geral da agência espacial já tenha dito que os atrasos provavelmente levarão a missão para 2026 ou mais tarde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp