17/01/2024 às 16h35min - Atualizada em 17/01/2024 às 16h35min

Petrobras anuncia expansão de Abreu e Lima para ampliar em 40% produção de diesel no Brasil

Investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28 e também está previsto no Novo PAC

Fernando Nakagawada CNN
Vista aérea de obras da Refinaria Abreu e Lima, no município de Ipojuca, região metropolitana do Recife (PE) ESTADÃO CONTEÚDO

A ampliação da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, vai aumentar a capacidade de produção da estatal em 13 milhões de litros diários de diesel S10. A informação está sendo detalhada pela Petrobras em entrevista coletiva nesta quarta-feira (17) no Recife.
O investimento deve aumentar em até 40% a capacidade da Petrobras de fornecer diesel ao mercado brasileiro.

O investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28 e também está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O projeto está incluído no plano de negócios da estatal que já foi anunciado, e prevê US$ 17 bilhões em projetos de refino, transporte e comercialização.

Segundo a Petrobras, essa expansão – chamada de Trem 2 – já está em fase de contratação e as obras devem começar no segundo semestre com conclusão prevista para 2028. Com a finalização do projeto, a refinaria nos arredores do Recife passará a ter capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia.

Também há previsão de que ainda este ano começarão as obras para a ampliação da produção das atuais instalações – o chamado Trem 1 (Revamp).

Segundo a Petrobras, a expansão permitirá aumento de carga, melhora do escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A conclusão desse projeto é prevista para o primeiro trimestre de 2025.

O projeto prevê, ainda, outra etapa de expansão de Abreu e Lima: a construção da primeira unidade SNOX do refino brasileiro. Essa instalação vai transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização. As obras desse projeto já estão em andamento e a unidade começa a operar em 2024.

A expansão de Abreu e Lima deve gerar 30 mil empregos diretos e indiretos, segundo estimativa da Petrobras.

Amanhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, participam da cerimônia de lançamento do projeto de expansão.

A construção da refinaria pernambucana foi investigada pela Operação Lava Jato, que indicou o superfaturamento de contratos e o desvio de recursos da obra. O projeto foi concluído com valor muito superior ao inicialmente previsto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp