18/01/2024 às 18h54min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h00min

IA pode impulsionar novos planos de carreira e um profissional com perfil consultivo, segundo estudo da Thomson Reuters.

66% veem novos planos de carreira nos próximos cinco anos, 67% dos entrevistados estão motivados com uso da IA "produzir conselhos de alta qualidade". 

Fabio Okubaru; Fabíola Mello
Thomson Reuters
Thomson Reuters_divulgação
IA pode impulsionar novos planos de carreira e um profissional com perfil consultivo, segundo estudo da Thomson Reuters. 
    
66% veem novos planos de carreira nos próximos cinco anos, 67% dos entrevistados estão motivados com uso da IA "produzir conselhos de alta qualidade". 
    
O relatório Future of Professionals, da Thomson Reuters (NYSE/TSX: TRI), empresa global de conteúdo e tecnologia, revela que para os próximos 5 anos, 66% dos profissionais preveem que novos planos de carreira estarão disponíveis e que haverá aumento em funções que não exijam qualificações fiscais tradicionais.  A pesquisa revelou que “produzir conselhos de alta qualidade" lidera a lista de motivadores para 67% dos entrevistados.  

O estudo foi realizada com mais de 1.200 profissionais das profissões jurídicas, tributárias, contábeis e de risco empregadas por corporações, firmas e órgãos governamentais. Cerca de metade dos participantes estava baseada nos Estados Unidos, com a maior parte da metade restante do Reino Unido, Canadá e América Latina. O objetivo era detectar as percepções desses profissionais em relação ao impacto que a IA generativa traria para o futuro do trabalho profissional.  

O relatório detectou que especialmente profissionais em escritórios de advocacia veem a IA como uma oportunidade para aumentar a receita, segundo o relatório. Mais da metade (55%) desses profissionais jurídicos previram que custos mais baixos para as empresas, resultantes do uso de IA, levarão a uma maior lucratividade da empresa. Além disso, 81% dos entrevistados jurídicos esperam que novos serviços surjam nos próximos cinco anos, criando também fontes de receita. 
 
Segundo o Future of Professionals, a maioria dos entrevistados compartilhou otimismo em torno do poder da IA, com 45% fixando suas maiores aspirações quanto à IA na melhoria da produtividade, eficiência interna e serviços ao cliente. Para continuar esse trabalho na era da IA generativa, os profissionais precisam reconsiderar e redefinir o que significa ser um consultor e evoluir os modelos de negócio para preparar e atender os clientes para o amanhã – não apenas o hoje.    
  
O estudo apontou ainda uma parcela cautelosa de entrevistados cujas maiores preocupações quanto ao uso da IA são comprometimento com a precisão (25%), perda de emprego (19%), extinção da profissão (17%), segurança de dados (15%) e ética (15%). Criar IA que resolva os maiores pontos de dor dos clientes de forma transparente e responsável, fornecendo resultados confiáveis, ajudará a inspirar confiança e aliviar medos.    
   
Tendências apontadas pelo relatório por segmento:  
    
Profissionais Tributários e Contábeis:     
  • Na área tributária, o crescimento de uma prática consultiva chega como um modelo de diferenciação. "Produzir conselhos de alta qualidade" lidera a lista de motivadores para 67% dos profissionais  
  • Para os próximos 5 anos, 66% dos profissionais preveem que novos planos de carreira estarão disponíveis e que haverá aumento em funções que não exijam qualificações fiscais tradicionais.   
  •  59% dos escritórios fiscais e contábeis apontaram a produtividade como sua maior prioridade, 75% dos departamentos fiscais e tributário corporativos estão preocupados com a eficiência interna. 
 
Profissionais do Direito:  
  • A melhoria da produtividade e da eficiência são vistas como os maiores efeitos positivos da IA 
    (75% e 67%, respectivamente) para os profissionais de escritórios de advocacia.  
  • 58% dos entrevistados antecipam um aumento das suas competências profissionais, enquanto mais de 2/3 dos profissionais do direito veem uma abordagem mais consultiva ao aconselhamento. Como as competências serão altamente valorizadas, é provável que surjam novas carreiras, e 81% veem um aumento na utilização de prestadores de serviços jurídicos alternativos;  
  • Quanto às áreas de preocupação, a principal questão é a precisão (30%).   De acordo com os entrevistados, a profissão ainda precisa lidar com a falta de habilidades tecnológicas, bem como a falta de investimento em tecnologia.  
    
Profissionais do Governo:  
  • As questões de talento tendem a ser uma prioridade maior para os profissionais do governo do que para seus colegas corporativos, e eles tendem a sentir mais otimismo de que a IA possa ajudar em algumas dessas áreas. Treinamento, recrutamento, bem-estar e engajamento foram prioridades organizacionais mais comuns entre os profissionais do governo.  
  • No geral, os profissionais do governo tendem a pensar que a adoção de IA será mais lenta do que nas corporações, devido aos temores de segurança de dados e à resistência geral à mudança e, portanto, terá menos impacto.    
   
Para ter acesso ao relatório completo em inglês, acesse  Link   
 
    
Metodologia  
  

O estudo foi realizado durante os meses de maio e junho de 2023, por meio de uma pesquisa online. Mais de 1.200 profissionais das profissões jurídicas, tributárias, contábeis e de risco empregadas por corporações, firmas e órgãos governamentais completaram a pesquisa. Cerca de metade dos participantes estava baseada nos Estados Unidos, com a maior parte da metade restante do Reino Unido, Canadá e América Latina.  
   
A maioria dos entrevistados estava em funções tradicionais, o que significa que aqueles no setor jurídico eram advogados, aqueles no setor tributário e contábil eram contadores e CPAs (contador público certificado, no inglês), e uma pequena minoria desempenhava funções em operações e tecnologia. Além disso, a maioria dos entrevistados representava os Baby Boomers (nascidos entre 1946-1964), seguidos pelas gerações X (1965-1980) e Millennial (1981-1996). Uma parcela dos entrevistados era da Geração Z (1997-2012) ou da Geração Silenciosa (nascidos antes de 1946).  
    
   
Thomson Reuters  
A Thomson Reuters (NYSE/TSX: TRI) (“TR”) informa o caminho adiante, reunindo o conteúdo confiável e a tecnologia que as pessoas e organizações precisam para tomar as decisões corretas. A empresa atende profissionais jurídicos, tributários, contábeis, de compliance, governo e mídia. Seus produtos combinam software altamente especializados e insights para empoderar os profissionais com dados, inteligência e soluções necessárias para tomar decisões informadas e para ajudar as instituições em sua busca por justiça, verdade e transparência. A Reuters, parte da Thomson Reuters, é uma fornecedora líder global de jornalismo e notícias confiáveis. Para mais informações, visite o site.
 
Contatos de Imprensa  
Hill & Knowlton     
Fábio Okubaru – (11) 97572-1673   
Fabíola Mello – (11) 96613-9267   
thomsonreuters@hillandknowlton.com   

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp