19/01/2024 às 09h07min - Atualizada em 22/01/2024 às 00h00min

Brasil conquista 3 medalhas no 2º dia dos Jogos Mundiais da Juventude Surda

Mais de 200 surdoatletas de 16 países participam do evento internacional em São Paulo

Confederação Brasileira de Desportos de Surdos
https://cbds.org.br/cbds
Lidiana Matos | CBDS

Na quinta-feira, 18/1, o Brasil conquistou suas primeiras medalhas nos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024, evento internacional realizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS)

 

As primeiras medalhas do Brasil, 2 de prata e 1 de bronze, vieram no Badminton. A 1ª delas, de bronze, foi conquistada pela surdoatleta Sophia Gonçalves. Já Mariana Borges conquistou medalha de prata, em disputa contra An-Yu Hsiao, de Taipei Chinesa, que ficou com o ouro. A 3ª medalha, também de prata, veio da final de dupla mista com Cauê Feitosa e Mariana Borges, que enfrentou Chia-Hsun Lin e An-Yu Hsiao, de Taipei Chinesa. Na sexta-feira, as equipes de Badminton farão apenas jogos amistosos. 

 

Mariana Borges conquistou 2 medalhas de prata (Foto: Lidiana Matos | CBDS)

 

Após conquistar 2 medalhas de prata, a surdoatleta Mariana Borges disse que estava muito feliz pelos resultados. A jovem atleta, de 17 anos, abandonou o esporte em 2017, por conta de um problema no joelho, mas retornou aos treinos porque sentia falta de praticar um esporte. 

 

"Eu já havia participado de alguns eventos e quando soube desse mundial retomei os treinos. Graças a Deus eu consegui conquistar as medalhas e estou muito feliz. Eu queria muito a medalha de 1º lugar mas não deu. Mesmo assim, estou feliz pelo resultado e pretendo seguir treinando para conquistar mais medalhas", declarou Mariana, jovem promessa do Surdodesporto brasileiro. 

 

A equipe de Atletismo (Foto: Lidiana Matos | CBDS)


No Atletismo, os brasileiros Charles Thomas e Cristiano Gonçalves disputaram a semifinal dos 200m, mas não se classificaram para a final. Na semifinal Charles ficou em 6º e Cristiano em 7º.

 

Já no feminino, as brasileiras Evillyn de Oliveira e Bianca Oliva se classificaram para a final dos 200m. Evillyn cruzou a linha de chegada em 6º, enquanto Bianca ficou na 7ª colocação. 

 

Na sexta-feira, a partir das 10h00, acontecem as eliminatórias dos 400m e também teremos a surdoatleta Evillyn na final do salto em distância.

 

Semifinais e finais do Basquete serão realizadas nesta sexta-feira  (Foto: Lidiana Matos | CBDS)

 

 

No Basquete 3x3, o Brasil jogou contra Taipei Chinesa, que venceu por 20 x 7. Já a Itália perdeu para a Polônia por 14 x 12. O Brasil também perdeu para a Polônia por 22 x 1. A Itália venceu Taipei Chinesa por 21 x 8, a Itália venceu o Brasil por 12 x 3, e a Polônia venceu a Taipei Chinesa por  21 x 2. Amanhã, o Brasil enfrenta a Polônia, às 13h. 

 

Nesta sexta-feira, às 19h00, será realizada a cerimônia de entrega de medalhas e a cerimônia de encerramento dos Jogos Mundiais da Juventude Surda. 

 

Jogos Mundiais da Juventude Surda 

Realizado na sede do Centro de Treinamento (CT) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), o evento reúne mais de 220 surdoatletas, com idade entre 14 e 18 anos, de 16 países (África do Sul; Alemanha; Áustria; Brasil; Cazaquistão; Chipre; Grécia; Hungria; Irlanda; Itália; Japão; Letônia; México; Polônia; Taipei Chinesa; e Venezuela), participam do torneio internacional e irão disputar 4 modalidades: Atletismo; Badminton; Basquete 3x3; e Natação. 


O CT Paralímpico do CPB, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo - SP, próximo ao Metrô Jabaquara. 

 

Para a realização dos Jogos Mundiais da Juventude Surda 2024 a CBDS e o ICSD contam com o apoio do CPB e do ICOM-Libras.  

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O ÁLBUM DE FOTOS 

 

Confira a programação - 6ª-feira - 19/01

Atletismo

10h00 - Eliminatórias 400m (masculino) 

10h15 - Eliminatórias 400m (feminino) 

11h15 - Final Salto em distância (feminino)

11h15 - Final Salto em distância (masculino)

 

Badminton 

Jogos amistosos 

10h00 - Lin + Gonçalves x Le Rose + Rodrigues

10h40 - Feitosa + Hsiao x Lin + Gonçalves

11h20 - Feitosa + Hsiao x Le Rose + Rodrigues

14h00 - Exibição especial entre ex-presidentes do ICSD Kang Chen x Gustavo Perazzolo

 

Basquete

13h00 - Polônia x Brasil (jogo 1)
13h30 - Taipei Chinesa x Itália (jogo 2)

16h00 - Perdedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2

16h30 - Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2

 

Natação

Das 9h00 às 19h00 - Provas de Natação

 

Geral

19h00 - Cerimônia de encerramento

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp