13/02/2024 às 15h33min - Atualizada em 13/02/2024 às 15h33min

Em uma semana, MS tem uma morte e 564 novos casos de covid

Campo Grande lidera o ranking das cidades com maior número de casos confirmados; idosa de 80 anos morreu em razão da doença na última semana

Teste para detecção da covid. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul registrou 564 novos casos de covid e uma morte em razão da doença na última semana. É o que aponta o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta terça-feira (13).
 

 

Conforme o boletim, Campo Grande lidera o ranking das cidades com mais casos confirmados, totalizando 219.387 casos desde o início do ano. Dourados contabiliza 57.155 casos, seguido por Três Lagoas, com 33.736 casos confirmados.

Os números indicam que o vírus continua circulando e reforçam a importância da continuidade das medidas de prevenção como uso de máscaras, distanciamento social e, principalmente, a vacinação.

Sequelas da covid

A covid deixa rastros em quem contrai a doença nas formas mais graves. Por isso, é importante manter o alerta em momentos de muita aglomeração, como agora no Carnaval, conforme explica o infectologista Rodrigo Coelho.

“Fibrose pulmonar, provocando uma falta de ar crônica no paciente; alterações de circulação, como trombose; alterações neurológicas, como fraqueza; e também alterações psíquicas. Muitas sequelas estão relacionadas com a queda de cognição, queda de atenção e depressão”, diz.

O infectologista chama atenção para o aumento do número de casos após eventos como o carnaval. “A gente observa que nos últimos dois meses a incidência da Covid aumentou bastante, embora com menos gravidade por causa da cobertura vacinal, mas é importante evitarmos essas grandes aglomerações para evitarmos explosão de casos”.

Os testes

A orientação em caso de sintomas é que as pessoas façam o teste.

Nesta terça-feira de carnaval, os testes da COVID em Campo Grande são feitos somente em duas unidades: na USF Universitário e UBS Coronel Antonino. O atendimento é até as 17h.

Na quarta-feira de cinzas, os testes podem ser feitos a partir das 13h, pois pela manhã não haverá atendimento.

As vacinas estão disponíveis nos mesmos locais que os testes para a doença e seguem os mesmos horários.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp