14/02/2024 às 21h12min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h01min

Carnaval e esporte combinam? Atletas dão dicas de como conciliar as duas paixões na época de folia

Alunas do Quero Jogar Futebol Feminino, em São José dos Campos, compartilham dicas para mulheres que gostam tanto do estilo de vida saudável, quanto dos dias de festa

Assessoria Quero Jogar Futebol Feminino
Quero Jogar Futebol Feminino
Para muitos o ano começa depois do Carnaval, mas, quando falamos de praticar esportes, a rotina nunca para. No Quero Jogar Futebol Feminino, projeto criado para incentivar a prática esportiva entre mulheres na região do Vale do Paraíba, mesmo com a folia chegando, as atletas seguem se preparando para continuar praticando o esporte, mas com algumas adaptações para também se divertirem nos dias de Carnaval

Segundo a idealizadora do projeto, Priscila Gregatti, mesmo durante o carnaval os jogos continuam normalmente, inclusive, transformando o espaço do treino em um lugar mais descontraído. “Nos dias de feriado não temos aulas, mas entre os bloquinhos, viagens e festas, sempre conseguimos um espaço para um jogo ou outro”, afirma Gregatti.

Letícia Sene treina no Quero Jogar Futebol Feminino desde agosto de 2023 e sempre aproveita os dias de carnaval em bloquinhos e festas tradicionais. Para a atleta, é de extrema importância continuar com os treinos. Já Giselle da Silva, também atleta do Quero Jogar Futebol Feminino, ressalta a importância do equilíbrio, mas também não deixa de aproveitar as festas. “Não é porque é Carnaval que a gente para de treinar e cuidar do corpo. Temos sempre que pensar no nosso rendimento, mas também ter tempo para aproveitar e pular o carnaval”, afirma.

As atletas compartilharam cinco dicas para quem também quer pular carnaval, sem deixar o esporte de lado:

  1. Hidratação em primeiro lugar

Em períodos muito quentes, como o verão brasileiro, atrelados ao consumo de bebidas alcoólicas, é muito comum as pessoas desidratarem. Consumir dois ou mais litros de água por dia se torna essencial. Tanto Silva quanto Sene ressaltam a importância de prestar atenção no consumo de água, principalmente nos dias de folia. 

  1. Intercalar descanso, exercício e festa

Ter períodos de descanso são essenciais. O descanso também é uma forma de treino, e uma forma do corpo se recuperar, tanto do exercício, quanto da festa do dia anterior. ““Eu procuro intercalar. Busco manter os treinos de força ou corrida, mas quando sei que vou para alguma festa ou bloquinho, me organizo para haver um tempo de descanso antes e depois do evento. Assim não causo desgaste no corpo e consigo aproveitar o exercício e o Carnaval”, compartilha Silva. 

  1. Equilibrar o que vai comer e beber

Alimentos ricos em proteína são uma ótima saída para os dias de festa. Ao ter refeições equilibradas, ingerir fontes saudáveis de carboidrato e proteína é uma forma de se manter na rotina. “Nos dias de folia não tem problema tomar uma quantidade maior de bebida alcoólica, mas também é importante manter uma ótima alimentação”, afirma Sene. “Eu manero na alimentação, procuro não comer tanto lanches e doces, ao mesmo tempo em que aproveito ao máximo o carnaval”, comenta Silva.

  1. Treinar durante o período da manhã

Treinar de manhã é uma ótima opção para quem deseja manter o ritmo. “Costumo me programar e organizar os horários. Como o carnaval geralmente já começa durante a tarde, é bom ir treinar após acordar, porque você fica com o resto do dia para curtir bastante”, comenta Sene. 

  1. Focar em exercícios de cardio

Nessa época, as atletas focam na corrida e na caminhada e em treinos de hit em casa, treinos que sejam mais leves. “Mesmo que sejam 30 minutos, é melhor do que parar. Qualquer tipo de exercício vai te ajudar a manter um bom desempenho”, afirma Sene. 

É importante lembrar que o acompanhamento nutricional e de profissionais da saúde é essencial para os atletas nesse período de festas. 

Sobre o Quero Jogar Futebol Feminino

O Quero Jogar Futebol Feminino é um projeto na região do Vale do Paraíba, idealizado por Priscila Gregati, que tem o objetivo de ensinar, conectar e incentivar mulheres e meninas à prática esportiva. Atualmente, o Quero Jogar Fute tem mais de 150 alunas a partir dos quatro anos de idade, em 15 turmas divididas por faixa etária, do iniciante ao avançado. Mais informações em https://querojogarfutebolfeminino.com.br/  

 

Assessoria de imprensa:

Prisma Comunicação Estratégica

Emanuelle Salatini: 11 96312-4272

Maria Fernanda Laravia: 44 99938-4121

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp