21/02/2024 às 12h04min - Atualizada em 21/02/2024 às 12h04min

Aulas na rede estadual começam com sobra de 27 mil vagas

Secretaria abriu 205 mil magas, mas até agora foram preenchidas 178 mil. Expectativa é de que até o fim de março esse número aumente

Além da troca do tradicional verde pelo azul, a partir deste ano servidores administrativos também receberam uniformes - divulgação

As aulas em praticamente todas as 349 unidades da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul começaram nesta quarta-feira (21) e ainda existem 27 mil vagas em aberto, conforme a Secretaria de Estado de Educação (SED). 

Na abertura do período de matrículas foram ofertadas 205 mil vagas, mas até agora foram efetivadas 178 mil matrículas, número inferior ao de alunos matriculados no segundo semestre do ano passado, que foi de 187 mil. 

Conforme a assessoria de comunicação da SED, a tendência é de que até o final de março o número de alunos aumente gradativamente, como ocorre em todos os anos. Porém, a tendência é de que sobrem vagas em várias escolas. 

Além da expectativa de crescimento espontâneo da demanda, a previsão de aumento no número de matriculados (de 187 mil para 205 mil) foi feita porque a secretaria estadual está ofertando 25,4 mil vagas para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Desse total, 5,5 mil estão sendo destinadas somente para crianças do 4º e 5º anos. 

Normalmente, a obrigação de oferecer vagas a estudantes desta idade é dos municípios, mas por conta da sobra de salas na rede estadual e da dificuldade de algumas cidades para atenderem à demanda, o Estado ampliou e passou a oferecer esta modalidade de vagas em municípios onde antes somente atendia ao ensino médio.

Das vagas no ensino fundamental,  9,1 mil são para educação em tempo integral e o restante, 16,3 mil, no regime tradicional. Somente em Campo Grande foram 6 mil novas vagas. 

Ao todo, 35 municípios contaram com a abertura de vagas extras para os nove anos iniciais. Com isso, os municípios puderam ampliar o número de vagas para a educação infantil. 

A Secretaria de Educação não soube informar quantas destas vagas foram preenchidas, mas considerando a procura de anos anteriores, a maior sobra de vagas ocorre no ensino médio, onde neste ano foi instituído o ensino em tempo integral em mais 53 escolas. Dentre as novas unidades com ensino durante o dia inteiro, onze estão em Campo Grande e 42 no interior do Estado.

Até o ano passado eram 166 unidades com esta modalidade. Agora, são 219 e em cada município existe pelo menos uma. Com isso, o número de vagas passou de 30 mil para cerca de 48,7 mil. 

Até agora, 37,3 mil foram preenchidas. Ou seja,  há ainda a possibilidade de que 11,3 mil novos estudantes sejam matriculados no ensino em tempo integral. 

UNIFORMES

Agora na cor azul, cada estudante da rede estadual receberá duas camisetas de uniforma, A partir agora, cada servidor administrativo receberá três camisetas polo na mesma coloração. Ao longo das primeiras semanas ainda serão aceitas as tradicionais camisetas verdes do uniforme. 

Com relação aos kits escolares, eles serão três tipos, com itens pensados para cada etapa atendida na rede estadual. Ao todo, são 189.560 kits, com investimento de R$ 13,7 milhões. A entrega dos kits e uniformes já está sendo realizada e deve se estender durante o mês de março, considerando a complexidade de cada local do Estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp