22/02/2024 às 11h13min - Atualizada em 22/02/2024 às 11h13min

Filhos viram mãe ser vítima de feminicídio e autor não se arrepende

Especialista analisa que esse crime de ódio não visou apenas matar, mas também "marcar a vítima" e sua identidade

ALANIS NETTO E KETLEN GOMES
Delegadas da Deam em coletiva sobre o quinto feminicídio deste ano - Foto: Gerson Oliveira

Em coletiva de imprensa, as titulares da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Elaine Benicasa e Analu Ferraz, esclareceram o quinto caso de feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul neste ano. Joelma da Silva André, de 33 anos, diarista e mãe de cinco filhos, foi morta a facadas no início da manhã de ontem pelo companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento.

O caso foi esclarecido a partir das investigações iniciais e dos depoimentos prestados por vizinhos, pelos filhos da vítima e pelo autor dos crimes, Leonardo da Silva Lima, de 38 anos, que foi preso em flagrante em uma tentativa de fuga.

Segundo informações apuradas pelo Correio do Estado, Joelma e Leonardo foram até a casa de amigos na noite desta terça-feira. Em determinado momento, a vítima teria ido embora de carona com outra pessoa.

O companheiro, então, foi até a residência, onde aconteceu a primeira discussão, em que ele teria agredido fisicamente Joelma. Com isso, os filhos acionaram a Polícia Militar (PM), que foi ao local, mas Leonardo havia saído da casa.

Em depoimento, a filha mais velha da vítima, de 16 anos, revelou que havia tentado intervir na briga, mas que, assim como a mãe, também foi agredida – com um empurrão e um tapa na cara. Ela, então, resolveu ir dormir. A adolescente afirmou ainda que Joelma já sabia que Leonardo voltaria para matá-la.

“Ela presenciou o momento em que ele virava para a mãe e dizia ‘você vai terminar comigo? Você vai me largar?’, e ela, sentada com a bebê de 1 ano, filha do casal, no colo, falava: ‘Não, eu não vou te deixar’. Quando ele saiu da residência, ela se dirigiu à filha e falou: ‘Ele vai voltar e vai me matar”, revelou Analu sobre o caso.

As delegadas informaram ainda que Joelma já havia registrado boletins de ocorrência contra Leonardo, sendo o último deles por lesão corporal recíproca, em março do ano passado, com pedido de medida protetiva. 

No entanto, dois meses depois, em maio daquele ano, a vítima pediu a revogação da medida.
Segundo as delegadas, o crime aconteceu quando a vítima estava no sofá.

Leonardo retornou à residência e começou com uma nova discussão. Ao lado da mulher, estavam dois filhos, entre eles, uma criança de sete anos, que presenciou todo o ocorrido.

Durante o depoimento na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a criança apontou que o homem foi até a cozinha pegar uma faca e que ele golpeou nove vezes Joelma, sendo cinco facadas nas costas, três na face e uma no tórax, considerada pela perícia o golpe fatal.

Nesse momento, as crianças novamente pediram socorro aos vizinhos, que acionaram a polícia. Contudo, quando as viaturas chegaram ao local, Joelma já estava morta.

Para Giovanna Loubet Ávila, psicóloga e especialista em Psicologia Jurídica e Clínica, esse caso não se trata apenas de um crime de ódio, mas também de um ato para marcar 
o corpo da vítima.

“A facada no rosto pode falar de algo muito frequente em crimes violentos contra mulheres e travestis, [que é] a tentativa – por vezes consumada – de desfigurar, de agredir a identidade, ou seja, retirar daquela pessoa parte central da sua imagem e identidade”, analisou.

DEPOIMENTO

Durante o interrogatório, Leonardo confessou o crime e afirmou que esfaqueou Joelma porque achava “inadmissível” ela ter outra pessoa.

Elaine e Analu comentaram ainda que durante o interrogatório o autor esteve calmo e não demonstrou arrependimento nem desespero em momento nenhum, relatando às delegadas que não fez uso de drogas, apenas teve um consumo moderado de álcool, estando consciente do ato.

Caso de feminicídio com comportamento violento e agressivo do autor é apontado por Giovanna de que esse tipo de crime é, na verdade, uma “reação de quando a sua honra é ferida”, algo que muitas vezes é reforçado nos homens.

“Ser homem no Brasil é tratar as mulheres como seres inferiores, feitos para uso e para servirem. Produz intensa comoção e raiva em um homem tomado pelo machismo imaginar que essa mulher possa reivindicar suas vontades e desistir da devoção a ele”, esclareceu a psicóloga.

Para Giovanna, além de todos os fatores que configuram o crime de feminicídio, também deve existir a preocupação com a violência intrafamiliar infantil, uma vez que os filhos da vítima também foram expostos.

“Geralmente, existem crianças e adolescentes nesses lares. Ou seja, os crimes contra mulheres são também frequentemente contra crianças. São mães que sofrem o terror de saber que seus filhos e suas filhas estão sendo expostos ao medo, às brigas, às surras e todo tipo de abuso que seus parceiros cometem”, finaliza a especialista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp