21/02/2020 às 08h45min - Atualizada em 21/02/2020 às 15h21min

Orquestra Praticatatum realizará 3ª edição do Projeto Papo de Música (o), com apresentações em escolas públicas de São Paulo e Mogi das Cruzes

Iniciativa tem como objetivo criar um ambiente educacional, com socialização e cultura interligados, proporcionando a ampliação do conhecimento musical e entretenimento por meio da Orquestra Praticatatum.

DINO
https://www.praticatatum.org.br

A Orquestra Praticatatum promoverá a terceira edição do Projeto Papo de Música (o), com apresentações musicais didáticas em escolas públicas, organizações comunitárias e público em geral nas comunidades periféricas da cidade de São Paulo e Mogi das Cruzes.

O objetivo das apresentações é gerar cultura baseada no aprendizado dos estudantes, transmissão do conhecimento e lazer para as comunidades.

Apresentações musicais

Serão realizadas dez apresentações para o público em geral, envolvendo as comunidades do entorno do Praticatatum (Zona Oeste de SP), e bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes/SP, com participação de 6 escolas públicas, CEU’s (Centro de Educação Unificado) e organizações comunitárias.

O repertório contempla diversos estilos musicais: baião, xote, xaxado, sambas, blues, rock and roll, bossa-nova, jazz e música clássica. Os jovens da Orquestra apresentarão breves biografias dos compositores e algumas particularidades: histórias, causos, jeitos e trejeitos combinando informação e entretenimento.

Oficinas e palestras

No local do evento, serão realizadas oficinas estruturadas com instrumentos e outros suportes, sempre antecedendo os espetáculos. Haverá exposições sobre técnicas, músicas, histórias e todo o universo que cerca um instrumento musical.

Os professores do projeto Praticatatum também realizarão palestras e oficinas de apreciação e percepção musical aos docentes das escolas e instituições convidadas.
Eles abordarão conteúdos sobre história da música, formas musicais, estilos, gêneros e a manipulação dos instrumentos musicais como técnicas de musicalização infantil.

Cursos

O projeto, que tem como público alvo comunidades, famílias, jovens estudantes (crianças e adolescentes), adultos e professores, oferece cursos de percussão, tecnologia musical, harmonia (contrabaixo, guitarra, violão e teclado), canto, cordas e sopros.

Escolas participantes do Projeto Papo de Música (o)

CEU Uirapuru São Paulo, Teatro da EMSP General Alcídes Gonçalves Etcgegoyen, Teatro da E.E.Guiomar Rocha Rinaldi, Teatro da Escola Estadual Francisco de Souza Melo / Mogi das Cruzes, Teatro do Educandário Dom Duarte em São Paulo e ETEC Raposo Tavares.


Sobre a Associação Praticatatum

A Orquestra integra a Associação Praticatatum, que atua com educação musical, possibilitando a integração de seus participantes em um ambiente musical, educativo e artístico, utilizando a música como um fundamento para o conhecimento geral no exercício da cidadania.

O público atendido para as aulas de música é constituído por crianças, jovens e adultos que se dividem nas entidades parceiras: Liga Solidária e Fundação Julita. A Associação possui duas Orquestras Praticatatum, formadas por estudantes de 14 a 21 e 7 a 14 anos, residentes nas comunidades da região.

A Orquestra Praticatatum trabalha para desenvolver, por meio da música, a sensibilidade, a cidadania, as habilidades artísticas e intelectuais dos jovens. O projeto surgiu em 2008, como expansão do curso de percussão que vinha acontecendo desde 2002 no Programa I.D.E.A.L, do Educandário Dom Duarte - uma das unidades de atendimento social da Liga Solidária.

Ao longo desses 12 anos, estudantes que participaram da iniciativa sentiram em suas trajetórias a influência da música: alguns seguiram em seus projetos musicais próprios, outros ingressaram no mercado de trabalho voltado à música e há ainda alunos que, influenciados pela experiência vivida ao fazer parte da Praticatatum, investiram fortemente nos estudos e ingressaram em universidades de ponta.

O projeto é patrocinado pelas empresas Kimberly Clark Brasil, Dr.Oetker Brasil e Waelzholz Brasmetal, mantendo um corpo efetivo de professores, equipamentos e ações que contribuem para o melhoramento da prática educativa.

Website: https://www.praticatatum.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/projetopraticatatum/
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=iakcsh7GqOQ



Website: https://www.praticatatum.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp