11/03/2024 às 10h23min - Atualizada em 11/03/2024 às 10h23min

Adesão ao Programa Nacional de Retomada de Obras da Saúde encerra dia 15 de março

Adesão ao Programa Nacional de Retomada de Obras da Saúde encerra dia 15 de março

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) destaca a necessidade de atenção ao seguinte prazo: até  dia 15 de março, os Municípios têm a oportunidade de se inscreverem no Programa Nacional para o Progresso de Obras no setor da Saúde. É de suma importância a atenção para o alerta emitido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o término do prazo de 60 dias, conforme estabelecido na Portaria nº 3.084/2024 do Ministério da Saúde (MS), que visa a inscrição para a reinicialização de projetos por intermédio do InvestSUS, sob a seção “Quero Manifestar Interesse.”.

Instituído pela Lei 14.719/2023 e regulamentado pela portaria, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia na Saúde prevê a reavaliação, repactuação ou reativação de obras paradas e/ou inacabadas. Conforme o MS, o objetivo do programa é concluir mais 6,3 mil obras de equipamentos de saúde paradas em todas as regiões do país, das quais, 4 mil são Unidades Básicas de Saúde (UBS). A intenção do governo é investir até R$ 3,7 bilhões, a partir da manifestação de interesse (MI) por parte dos Municípios.

Um levantamento da Confederação apontou a existência de obras paradas em mais de 2,4 mil Municípios do país, o que correspondia a R$ 42,4 bilhões até julho de 2023. A entidade lembra que a portaria é resultado do trabalho do movimento municipalista, e as obras retomadas serão atualizadas, segundo o Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC). Contudo, a CNM destaca a necessidade de avanços, inclusive de recursos para equipamentos e funcionamento dos novos serviços. Corre o risco de o Município custear a demanda sem apoio federal a longo prazo.

Após cadastrar interesse no programa, se o Município for contemplado, as obras terão de ser concluídas em 24 meses, prorrogáveis uma vez pelo mesmo período. Os gestores que desejam saber mais sobre o tema podem participar dos Seminários Técnicos da próxima terça-feira, 12 de março, com o tema Fortalecendo os Municípios: Novas Regras de Emendas Especiais, Transferências da União e Retomada de Obras da Saúde. Inscrições aqui!

Com informações da CNM.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp