14/03/2024 às 09h38min - Atualizada em 14/03/2024 às 09h38min

Assomasul lança Observatório de Receitas Municipais para fortalecer gestão fiscal em Mato Grosso do Sul

Assomasul lança Observatório de Receitas Municipais para fortalecer gestão fiscal em Mato Grosso do Sul

Nesta quarta-feira, 13 de março, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), por meio de seu Núcleo de Gestão Municipal, promove o lançamento do Observatório de Receitas Municipais. O projeto visa coletar e analisar dados financeiros dos municípios do estado, com o intuito de proporcionar uma gestão mais eficiente e transparente.

O Observatório tem diversos objetivos, incluindo monitorar a arrecadação de tributos municipais ao longo do tempo, analisar a efetividade das políticas de arrecadação, promover transparência e acesso à informação sobre as receitas municipais, realizar estudos e pesquisas sobre gestão fiscal, além de colaborar com diferentes entidades na promoção de debates e ações relacionadas à gestão fiscal municipal.

Entre as atividades previstas estão a coleta e análise de dados sobre arrecadação de tributos municipais e repasses constitucionais, elaboração de relatórios periódicos, realização de estudos comparativos entre municípios, desenvolvimento de ferramentas para facilitar o acesso às informações e a promoção de eventos e debates sobre gestão fiscal.

Sobre a importância desta nova ferramenta para a administração municipal, Michele Belizario, coordenadora do Núcleo de Gestão Municipal da Assomasul, compartilha suas perspectivas:

Michele Belizario, coordenadora do Núcleo de Gestão Municipal da Assomasul/ Foto: Edson Ribeiro

“A implementação do Observatório de Receitas Municipais é um passo fundamental para aprimorar o planejamento orçamentário dos municípios. Ao analisarmos os dados financeiros de forma minuciosa, os gestores podem fazer projeções mais precisas e planejar o orçamento municipal de maneira mais eficaz. Isso não apenas permite a alocação de recursos para diferentes áreas de forma mais estratégica, mas também facilita a identificação de prioridades e a elaboração de políticas públicas que atendam às reais necessidades da comunidade. Além disso, a análise dos dados financeiros e econômicos nos permite identificar tendências de receita e despesa ao longo do tempo, bem como possíveis desafios financeiros que o município possa enfrentar no futuro”, afirma a coordenadora.

O Observatório de Receitas Municipais terá como público-alvo gestores públicos municipais, servidores envolvidos na gestão fiscal, acadêmicos, pesquisadores e a sociedade civil interessada em compreender as finanças públicas municipais. Com um compromisso firme com a transparência, imparcialidade e colaboração, o Observatório busca fortalecer a gestão fiscal em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Além disso, durante o evento, foram apresentadas palestras abordando temas essenciais, com destaque para a Reforma Tributária: aspectos gerais e perspectivas. Os palestrantes Clelio Chiesa, João Ricardo e Michele Belizario discutiram temas como os Riscos Fiscais das regras de transição e os Reflexos da Reforma Tributária no FPM e IPM

O lançamento do Observatório de Receitas Municipais representa um marco na busca por uma gestão mais transparente e eficiente dos recursos públicos ao nível municipal. Com a análise sistemática e detalhada das receitas municipais, espera-se que os gestores tenham em mãos informações precisas e atualizadas para tomar decisões estratégicas em benefício das comunidades que representam.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp