14/03/2024 às 16h14min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h00min

Mulheres organizam regata que mais cresce no Brasil

O evento, que ocorre neste fim de semana no litoral fluminense, se destaca por ter quatro mulheres como organizadoras.

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/43526646f8/mulheres-organizam-regata-que-mais-cresce-no-brasil.html
Helio Viana

O destaque da Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), vai além das belas embarcações e da competição acirrada.

O evento, que ocorre neste fim de semana no litoral fluminense, se destaca por ter quatro mulheres como organizadoras.

Velejadoras experientes, elas dividem as funções técnicas em terra e na raia, além das definições esportivas, administrativas, financeiras e atividades sociais. 

Desde 2017, Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Teresa Zanetti encaram a missão de levar uma regata festiva para o hall de uma das maiores do Brasil. São raras as provas que atraem mais de 130 barcos com representantes de vários estados.

As quatro mulheres são as responsáveis por garantir o sucesso do evento, que chega à sexta edição. Elas trabalham de forma voluntária e sem fins lucrativos para proporcionar uma experiência única aos velejadores participantes, desde a chegada à marina, passando pela inscrição, festa e a regata.

''A Regata Bracuhy nasceu da ideia de trazer o Bracuhy de volta para o circuito da vela, e o que ajudou muito, foi essa nossa tradição de voluntariado. Um grupo de velejadores daqui sempre se juntou para ajudar, seja nos encontros da ABVC, ou recepcionando os cruzeiros que passavam por aqui'', disse Teresa Zanetti.

''Na verdade, houve muitas outras pessoas envolvidas na concepção da regata, cada um contribuindo com algo. Mas quando começou mesmo, o trabalho, a organização da primeira regata, éramos só nós quatro''.

Estão confirmadas nove classes de vela oceânica: APS, Bico de Proa, Clássicos (construção até 1980), Cruzeiro, Multicascos, ORC, RGS e VPRS. Equipes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da regata deste ano, que tem largada definida para 12h próximo à laje do Sítio, Baia da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ).

No dia da prova, a primeira largada está marcada para às 12h,  Serão dois percursos em disputa. O primeiro, de 12 milhas, será para todas as categorias das classes APS, Clássicos, RGS, ORC e VPRS. Já o segundo percurso, de oito milhas, engloba todas as categorias das classes Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos.

A premiação da regata será realizada no dia 16 de março, nas Ruínas do Engenho Bracuhy, a partir das 15h com o hasteamento da bandeira do Brasil. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, e haverá distribuição de prêmios especiais e destaques.

''Nesses últimos sete anos já passamos por todo o tipo de situações difíceis, mas a pior delas foi o cancelamento da quarta regata quando faltavam 10 dias para a data em função da pandemia em 2020. Tudo estava pronto, pago, e além da situação de estresse geral, foi bem difícil gerenciar aquele cancelamento. E nem imaginávamos que o pior estava por vir. Refazer a regata dois anos depois, arcando com todos os reajustes e sem arrecadação. Mas conseguimos e seguimos em frente''. 

A programação completa da regata, credenciamento e eventos sociais estão publicadas no site:
www.regatabracuhy.com.br.

A prova conta com um grupo seleto de patrocinadores,  apoiadores e voluntários que fazem ser possível  realizar  a Regata Bracuhy.

São eles:

PATROCINADORES: BR Marina Bracuhy JL, Secretaria de Eventos Angra dos Reis, Secretaria de Agricultura e Pesca, Aloha Náutica, Amstel, Delta Yacht, Grafica Movimento, Grupo soma, Hidroall, Original Catering, Quantum, RJNet, Tlaloc Capotaria, Aiwa, Orcca Navegação, Renew Boats.

APOIADORES: Delta Yacht Charter, Doce Angra, Flip Boat Club, Náutica Reis, Navegue Angra e On Board Sports.

AGRADECIMENTOS: Samba Hotéis, Balaio de ideias, Bistro Porto, ElaVela, Roca Ankora, Sailabout Experience e The King Distribuidora.

ORGANIZAÇÃO: Velejadores do Bracuhy.

Leia todas as matérias aqui -- https://onboardsports.pressroom.com.br/cliente/geral/

Programação

15/03/24 – sexta-feira
13h às 18h - Credenciamento na Orla da Marina
19h às 22h - Happy Hour de boas-vindas nas Ruínas do Engenho
16/03/24 - sábado
8h às 12h - Credenciamento na Orla da Marina
10h - Hino nacional e hasteamento da bandeira
12h - Início das regatas
19h às 22h – Festa de premiação nas Ruínas do Engenho
17/03/24 - domingo
12h - Churrascuhy no Bistrô

Sobre a Regata Bracuhy

Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar quase 70 veleiros e mais de 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.

A 5ª Regata, em 2023, reuniu mais de 120 veleiros e 630 tripulantes, sendo que quase 700 pessoas celebraram uma grande festa nas Ruínas do Engenho Bracuhy.

Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp