15/03/2024 às 14h37min - Atualizada em 17/03/2024 às 00h00min

Trail runner Paulo Gomes treina para correr 47km em desafio na Serra da Capivara

A Serra da Capivara (PI) será palco de um dos principais eventos de trail running deste ano. A corrida está marcada para 1° de junho e tem distâncias que vão de 15km a 47km

Quatro Comunicação e Assessoria Estratégica
Divulgação
A Serra da Capivara, no Piauí, será palco de um dos eventos mais aguardados no calendário dos entusiastas de corridas de trilha (trail running) deste ano. Conhecida por sua beleza natural deslumbrante e por abrigar um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, essa região se prepara para receber atletas de todo o país em uma prova que promete desafiar limites e oferecer experiências únicas.

O evento, que ocorrerá em 1° de junho, integra corridas de diversas distâncias, contemplando desde os novos no esporte até os mais experientes ultramaratonistas. As categorias variam entre 15km, 23km e 47km.

Competindo no trajeto mais longo, o atleta de Piracuruca (PI) Paulo Gomes, de 31 anos, tem se destacado em competições de trail running pelo Brasil. Em sua última corrida profissional, na 5ª Edição do Desafio Delta do Parnaíba-Ultra, o corredor brilhou e alcançou o pódio, ficando em 3º lugar na categoria por idade da primeira etapa.

Conhecido pelo apelido “Palomi”, o atleta trabalha produzindo e vendendo bolos e biscoitos de polvilho. Fora do horário de trabalho, ele treina para as ultramaratonas. “O esporte é a minha válvula de escape. A rotina é puxada, mas a corrida sempre recompensa”, afirma.

Palomi tem treinado na região de Serra Negra, zona oeste do Parque Nacional de Sete Cidades (PI), terreno próximo do que encontrará na Serra da Capivara. E as expectativas são boas para o desafio.

“Já participei uma vez (da competição na Serra da Capivara), na primeira edição, e agora retorno para desfrutar de toda aquela beleza natural. Lá, passamos por regiões em que já foram encontrados fósseis e locais com pinturas rupestres. É tudo muito bonito. Estou muito animado para percorrer esses caminhos novamente”, diz Paulo Gomes.

A corrida

A organização do evento tem um compromisso forte com a sustentabilidade e a preservação do ambiente natural da Serra da Capivara. Medidas como limitação do número de participantes, uso de materiais recicláveis e biodegradáveis, e a promoção de ações de conscientização ambiental estão sendo implementadas para minimizar o impacto ambiental da prova.

Os participantes terão a oportunidade não apenas de competir em um dos cenários mais espetaculares do Brasil, mas também de vivenciar a rica história cultural da região. O Parque Nacional da Serra da Capivara é famoso mundialmente por suas pinturas rupestres, algumas das quais datam de mais de 25 mil anos, oferecendo aos corredores uma perspectiva única sobre as origens da humanidade.

A prova promete ser um evento inesquecível tanto para os atletas quanto para os espectadores. Além da competição, haverá workshops sobre técnicas de corrida em trilha, palestras sobre a preservação do patrimônio arqueológico e natural, bem como atividades culturais que promovem a rica herança do Piauí.

A expectativa é de que a prova na Serra da Capivara não apenas destaque o esporte de trail running no Brasil, mas também aumente a conscientização sobre a importância da conservação deste patrimônio mundial, incentivando o turismo sustentável na região.

Patrocínio

A agência QU4TRO Comunicação e Assessoria Estratégica, de Brasília, é a patrocinadora oficial e exclusiva do atleta Paulo Gomes e tem como valor e compromisso investir em responsabilidade social dentro e fora do Distrito Federal.

Claudia Marques, a CEO da empresa, ressalta a dedicação de Palomi e a confiança que a agência tem no atleta. “O Paulinho é um rapaz de muita garra e nos enche de orgulho. Ser patrocinadora de um atleta tão dedicado é uma alegria para a QU4TRO”, enfatiza Claudia.

A primeira corrida de Palomi patrocinado pela QU4TRO foi a primeira edição do Desafio Ultra das Cachoeiras, em 2022. Desde então, já são oito ultramaratonas no currículo do atleta – seis delas com apoio da patrocinadora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp